Eventualmente, se estás no ecossistema Android há muito tempo, já deves ter ouvido falar na palavra Cache. Frequentemente usada quando uma aplicação apresenta problemas, esta memória armazenada pelas aplicações permite acesso rápido a muito conteúdo, mas também pode tornar falhas mais frequentes ou até, simplesmente, ocupar espaço no nosso equipamento.

O que é a memória Cache?

Sempre que usamos uma aplicação, esta armazena dados. Quer sejam de download quer de pacotes de atualização da mesma, a Cache incluí imagens, scripts e qualquer outra multimédia descarregada. Isto permite tempos de resposta mais rápida por parte das aplicações ou até de um navegador web (que também faz isto).

A limpeza desta memória é fácil de gerenciar e, quer seja numa aplicação, quer no nosso navegador, ensinaremos como tais opções podem ser acedidas.

Porque devo limpar a Cache?

Esta memória, ao longo do tempo, naturalmente que ocupa espaço descomedido nos nossos smartphones. Sendo as aplicações cada vez mais pesadas e o cartão de memória cada vez mais raro de encontrar nos smartphones, espaço de armazenamento torna-se precioso.

Isto é um processo que não deve ser feito propriamente diariamente, mas a cada par de meses poderá ser benéfico. Não só na componente de armazenamento isto importa, mas também quando alguma aplicação apresenta uma qualquer falha e a memória cache poderá ajudar a descortinar o problema ao ser limpa.

Como limpo a memória Cache?

Este processo consegue facilmente ser utilizado em qualquer aplicação. Utilizando como modelo o meu Samsung, a opção tanto está presente quando se pressiona longamente uma aplicação, no icón "i", ou então no meu Definições - Aplicações - "Aplicação X".

Após aceder às definições da aplicação que queremos, navegamos até à opção "Armazenamento" e "Limpar cache".

E num navegador?

Limpar os dados no navegor torna-se diferente, já que os dados estão vinculados à conta e à aplicação. Desta forma, basta aceder ao nosso navegador, carregar no Histórico e selecionar o que queremos apagar.

A reter

Importa, a esta altura, indicar que a memória cache é diferente da memória relacionada aos nossos dados. Isto é: apagar a memória cache não afetará os nossos dados de utilização!