O que faz de um smartphone um topo de gama?
Photo by Amanz / Unsplash
Partilhar

O que faz de um smartphone um topo de gama?

Num mercado com tanta oferta e com tão grande amplitude de preços, como distinguir um smartphone topo de gama de um gama-média?

O mercado mobile está preenchido de opções para os compradores. Variadíssimas marcas, com uma oferta que se torna mais completa de ano para ano, onde as fabricantes competem ferozmente por cada segmento do mercado.

Há, no entanto, um segmento que é dono e senhor dos holofotes do mundo tecnológico: os topos de gama.

Estes são os dispositivos que mais apetecíveis de cada marca e que, de ano para ano, vêm mostrar ao público a tecnologia de ponta que está disponível para o consumidor.

Esse consumidor, é pois claro aquele que procura estar na vanguarda do mercado e ter na sua mão o melhor dispositivo possível, seja por conveniência profissional ou por uma veia mais entusiasta.

Mas, quais são afinal as características que distinguem um smartphone topo de gama de outros segmentos do mercado? São assim tantos os sacrifícios? O que nos traz afinal um equipamento que supera os 1000€?

É isso mesmo que vamos descobrir neste artigo. 

Quais são as características de um smartphone topo de gama?

Processador

Muitos poderão arguir que há vários fatores que podem influenciar a categoria dos smartphones premium. No entanto, nenhuma é tão distinta como o próprio processador.

É no “cérebro” do smartphone que está talvez o principal ponto de distinção face aos demais, já que as fabricantes optam por equipar os melhores smartphones com o melhor e mais caro processador do mercado.

Seja a Qualcomm, com a sua linha Snapdragon 8 (recentemente recorrendo também ao naming “Elite), seja a Mediatek com a série Dimensity 9000 ou a Samsung com a linha Exynos 2000 e não esquecendo a Apple Silicon, campeã do desempenho de CPU, várias são as marcas que reservam para a linha tlpo de gama as melhores opções a nível de desempenho.

Uma das razões mais óbvias é, pois claro, o custo. Os processadores de maior desempenho de cada fabricante como a Qualcomm ou a Mediatek também, também eles, mais custosos. Com os preços atualmente praticados no mercado, fazem com que o preço final da produção do smartphone aumente como consequência, cabendo apenas no orçamento daqueles modelos para os quais as marcas reservam a categoria de flagship, com um preço que cobre esse custo.

Photo by Amanz / Unsplash

Câmara

Hoje em dia, não é dificil encontrar no mercado mobile câmaras muito competentes. A maioria dos gama-média do mercado já mais do que satisfaz as necessidades fotográficas da maioria dos consumidores. Ainda assim, a experiência fotográfica dos smartphones topo de gama é um ponto onde estes se distinguem de forma clara. As marcas lutam há anos para conquistar a melhor qualidade fotográfica e videográfica do mercado, que é uma das mais eficazes bandeiras no momento da venda. É comum vermos nestes dispositivos três ou mais sensores fotográficos, com um sensor principal para a maioria das fotografias (e que geralmente é o sensor de maior qualidade) a ser acompanhado por uma câmara grande-angular e por uma ou mais câmaras telefoto com zoom ótico que permite os close-ups que os criadores de conteúdo tanto apreciam.

Construção e design premium

Não será de admirar para os leitores deste artigo que são os smartphones topo de gama que dão, na grande maioria dos casos, o primeiro passo na definição de uma linha de design para toda a gama de uma marca. Os modelos das linhas topo de gama são aqueles nos quais as marcas apostam para todos os anos estrearem os seus designs que mais chamam a atenção e os quais têm mais argumentos para apelar ao público.

Do mesmo modo, são estes modelos que trazem a maior qualidade de construção, com as marcas a recorrer a materiais premium como o vidro e alumínio (em alguns casos inclusive, titânio), abdicando de plásticos ao máximo possível, geralmente associado a dispositivos de gama-média e gama de entrada.

São também estes modelos que trazem as certificações de resistência a água e poeiras IP68 ou IP69, que muitos apreciam pela confiança que transmite de que o smartphone poderá sobreviver a acidentes inesperados.

Sistema operativo e suporte para atualizações

Como porta-estandarte das marcas e sendo os modelos mais capazes, é com naturalidade que estes modelos são os primeiros a receber as melhores funcionalidades do sistema operativo que cada fabricante tem para oferecer.

Veja-se o caso da Samsung, cuja linha Galaxy S se destaca por trazer funcionalidades que estão restritas a outras linhas, como é o caso da Samsung Dex.

É também para estes modelos, cujo hardware mais capaz consegue garantir um desempenho sólido durante mais tempo que as fabricantes prometem o maior ciclo de atualizações de sistema operativo e de segurança, o que assegura que, apesar do preço alto, o smartphone tem potencial para ser aproveitado durante mais anos, mantendo-se atualizado quanto às suas funcionalidades e seguro de utilizar com os nossos dados pessoais.

Photo by Samuel Angor / Unsplash

As melhores conveniências

Apesar de nem todos os utilizadores conhecerem na totalidade as funcionalidades do seu dispositivo pessoal, a verdade é que aqueles que fazem questão de ter um smartphone topo de gama têm à disposição um terminal que, à partida, tem várias conveniências cuja sua adição, ainda que melhore marginalmente a experiência de utilização, acabam por todas juntas criar uma sensação premium e que distinguem estes modelos dos demais.

Ainda que a maioria dos dispositivos atuais possua ecrãs AMOLED com bastante brilho e uma taxa de atualização de 120Hz para uma navegação fluída, as fabricantes apostam em tecnologia mais avançada para os modelos topo de gama como a tecnologia LTPO, que permite ajustar a taxa de atualização do ecrã entre 1 e 120Hz de modo a economizar energia e tornar o smartphone mais eficiente.

Por outro lado, ainda no capítulo da eficiência, estes modelos são geralmente equipados com baterias de grande qualidade e capacidade, sendo que geralmente optam por baterias de lítio de iões ou silício-carbono.

Já no capítulo do carregamento há claras vantagens em apostar nestes modelos, já que para além de uma potência de carregamento por cabo superior, está também disponível o carregamento sem fios e o carregamento reverso, permitindo aos utilizador carregar outros dispositivos.

Por fim, destacamos ainda as tecnologias de segurança e desbloqueio do dispositivo. Apesar de, no mercado Android, praticamente todos os modelos permitirem o desbloqueio através do sensor biométrico (dedo) e através de desbloqueio facial, é nos modelos flagship que as marcas apostam nas melhores tecnologias para este tipo de sensores. Veja-se o caso da Samsung e da Google, que para as suas linhas tipo de gama Galaxy S25 e Pixel 10 aplicam sensores ultrassónicos, mais seguros e fiáveis do que os sensores óticos utilizados nos modelos de outras gamas do mercado.

Quais são, atualmente, as linhas topo de gama das principais fabricantes do mercado?

Samsung: Galaxy S25, S25 Plus e S25 Ultra

Google: Pixel 10, Pixel 10 Pro e Pixel 10 Pro XL

Apple: iPhone 17, 17 Pro, 17 Pro Max e iPhone Air

Xiaomi: Xiaomi 17, 17 Pro e 17 Ultra

Oppo: Find X9 e X9 Pro

Vivo: X300 e X300 Pro

OnePlus: OnePlus 15

Honor: Magic8 Pro

Huawei: Pura 80 Pro, Mate 80, Mate 80 Pro e Mate 80 Pro Max

Realme: GT 8 Pro