Depois de ter mostrado ao mundo o poder da Inteligência Artificial, a OpenAI, empresa mãe do ChatGPT, pode estar a preparar-se para anunciar um novo motor de busca.
De acordo com a informação avançada pelo Android Authority, um utilizador do Reddit detetou a criação recente do subdomínio "search.chatgpt.com", que poderá indicar a chegada de um novo motor de busca rival do Google. Atualmente, o subdomínio exibe apenas as palavras "Not found" (em português, "não encontrado"), ao invés da clássica mensagem de erro 404 ou de uma mensagem criada por uma empresa de alojamento web, o que contribui ainda mais para a já densa especulação.
A mesma fonte menciona ainda uma publicação feita por Pete Huang, um ex-consultor da McKinsey e apresentador de um podcast sobre tecnologia, na rede social X (antigo Twitter). Nessa publicação, Huang indica o dia 9 de maio como a data mais provável para este anúncio. No entanto, Pete não cita as suas fontes e, por isso, esta informação deve ser encarada com prudência.
Um novo desafio para a Google
Com o possível desenvolvimento de um novo motor de busca, a Google enfrenta um novo desafio. Acredita-se que a solução da OpenAI seja capaz de utilizar a IA para proporcionar resultados mais relevantes e precisos para os seus utilizadores, além de oferecer recursos adicionais como análise de dados e resumos concisos.
A integração de um sistema de pesquisa ao ChatGPT não é, contudo, uma novidade. Há alguns meses, o site The Information divulgou que a OpenAI estaria a trabalhar no seu próprio motor de busca. Na altura, a fonte sugeriu que essa solução seria baseada no Bing, da Microsoft, e alimentada por Inteligência Artificial.
Resta-nos esperar pelo dia 9 para saber que novidades nos reserva o ChatGPT e de que forma o anúncio poderá ter impacto na concorrência.
Vê mais no Droid Reader:
Deixa o teu comentário