OPPO Find X9 Series chega para redesenhar o mercado Android
Partilhar

OPPO Find X9 Series chega para redesenhar o mercado Android

A OPPO volta a surpreender com um equipamento capaz de atender a todas as necessidades.

Com diversas marcas a apresentar estagnação no que toca ao hardware dos seus equipamentos, empresas como a OPPO têm-se destacado por tecnologias pioneiras e inovadoras para os padrões europeus. A nova gama OPPO Find X9 Series chega assim, com pompa e circunstância, a redefinir o que se faz na fotografia, ao mesmo tempo que apresenta atualizações significativas.

Design e Construção


A nova identidade visual começa no módulo de câmaras, que abandona o centro para se instalar no canto superior esquerdo, fazendo uma ilha em destaque no equipamento. Isto representa uma redução 10 a 15% a mais que o modelo da geração anterior. A redução é ainda mais impressionante quando percebemos que os sensores cresceram e os componentes internos ficaram mais complexos. Mas o ganho não é apenas visual: segurar o telefone com uma mão deixa os dedos afastados das lentes, algo que resolve um dos pequenos incómodos dos modelos anteriores e torna, em longos períodos de utilização, a experiência mais cómoda.

Este design só é possível graças à Arquitetura Floating Stack, um arranjo interno que reorganiza vários módulos de forma empilhada e inteligente. A motherboard fica mais curta (7 mm no X9 Pro, 10,5 mm no X9), os componentes fotográficos partilham espaço com sensores e microfone, e a eficiência espacial cresce 13%. Este trabalho levou, claro, a um aumento considerável na capacidade nominal da bateria.

Ainda no corpo do equipamento temos vidro que se une à moldura metálica das câmaras. Na frente, os ecrãs planos surgem com molduras simétricas de apenas 1,15 mm, e um reforço no painel contra impactos e melhora a vedação contra humidade. A robustez não é apenas uma promessa, onde temos, na linha, o Corning Gorilla Victus 2 (X9 Pro) e Gorilla Glass 7i com tratamento químico exclusivo da OPPO (X9). O resultado valeu à série a certificação Swiss SGS Five-Star de Resistência Global a Quedas.

A certificação IP atinge níveis pouco comuns num smartphone: IP66, IP68 e IP69. O dispositivo suporta assim jatos de água de alta pressão e altas temperaturas até 80 °C, e mantém o ecrã responsivo mesmo molhado graças à tecnologia Splash Touch.

Desempenho e Autonomia

A reorganização interna abriu espaço para baterias sem precedentes na marca: 7025 mAh no Find X9 e 7500 mAh no Find X9 Pro. O salto é expressivo e coloca a série entre as mais resistentes em autonomia no mercado, especialmente no mercado ocidental. A bateria é, claro, de Silício-Carbono, que garante mais capacidade sem aumentar a espessura. Ainda a destacar temos o potente MediaTek Dimensity 9500 e o processador C1, para melhor os sinais de rede. A completar o conjunto existe ainda uma câmara de vapor para dissipar o calor.

Software e Experiência de Utilização


Embora o destaque esteja no design e na bateria, a experiência de utilização continua a ser moldada pelo ecossistema da OPPO. A ColorOS mantém o foco na fluidez, no controlo granular das câmaras e com a Hasselblad como parceira, na personalização avançada e numa gestão de energia otimizada.

Fotografia


Sendo o grande foco da marca, a linha surge com sensores maiores e lentes mais avançadas. O novo posicionamento das câmaras melhora a ergonomia e reduz o risco de tocar involuntariamente nas lentes enquanto fotografamos.

Contamos com um sensor multiespectral, laser de focagem, microfone de alta precisão e o trio de câmaras principal. Isto traduz-se em focagem mais rápida, melhor gestão de cor e capturas mais estáveis.

O OPPO Find X9 Pro chega com uma câmara traseira principal de 50MP, um sensor com 200MP telefoto Hasselblad e o terceiro com 50MP ultra grande-angular. Câmara frontal não fica esquecida, contando com uma gigante resolução de 50MP. Já o Find X9 conta com uma ultra-grande angular de 50MP, uma
grande angular de 50MP e um sensor telefoto de 50MP. O sensor fotográfico para selfies é de 32MP. Os dois modelos contam ainda com um sensor monocromático de 2MP.

Preço e disponibilidade

Contando com atributos como Dolby Vision, edição de vídeo nativa, proteção ocular no ecrã e ferramentas de IA, como Gemini, Gavação com IA e Escritor IA, a gama chega com atributos de topo e que acrescentam aos equipamentos uma valorização que a grande maioria dos utilizadores procura.

O OPPO Find X9 Pro Cinza Titânio chega, na sua variante de 512GB + 16GB de RAM por 1169,00€ e o OPPO Find X9, Preto, com 512GB + 12GB de RAM em bundle, com earbuds, powerbank e capa por 999,99€.