• Home
  • Dicas
  • Porque é que o Android é tão diferente entre smartphones de marcas diferentes?
Porque é que o Android é tão diferente entre smartphones de marcas diferentes?
Por Pedro Alves

Porque é que o Android é tão diferente entre smartphones de marcas diferentes?

Para os utilizadores menos conhecedores do mercado, adquirir um smartphone Android pode ser um desafio. A imensidão de opções diferentes, com características distintas e provenientes de inúmeros fabricantes torna essa missão praticamente impossível de ser levada a cabo, pelo menos sem ajuda especializada. A acrescentar a isto, cada marca usa a sua própria versão do Android, sendo umas mais simples e intuitivas que outras. Mas, afinal, porque é que isto acontece?

As motivações para uma tecnológica criar a sua skin Android são várias. A base de todas as versões é o Android puro, e é a partir dele que cada empresa cria a sua própria experiência personalizada, adicionando as aplicações e os métodos de interação que entender. Os exemplos mais conhecidos são a One UI da Samsung, a MIUI da Xiaomi, o Oxygen OS da Oneplus, o Color OS da Oppo, e a EMUI da Huawei. Com isto em mente, vamos percorrer então as principais razões para esta situação suceder:

Experiência de utilização personalizada

É natural que as marcas queiram oferecer aos seus clientes uma experiência personalizada e à sua imagem. Como tal, naturalmente acabam por dotar os seus equipamentos com atrativos diferenciadores, pois se assim não fosse o mercado era monótono, e os clientes não tinham argumentos para optarem por um ou outro smartphone.

Vantagem competitiva

É natural que muitos smartphones da mesma gama, mesmo que de marcas diferentes, acabem por utilizar hardware bastante semelhante. Nestes casos, o ponto de diferenciação tem de ser o software. Assim, quanto mais as marcas apostarem neste ponto, maior vantagem competitiva conseguem gerar.

MIX

Motivação económica

Algumas marcas aproveitam as suas skins personalizadas para introduzirem aplicações pré-instaladas, serviços próprios ou até publicidade na interface, de forma a gerarem receita mesmo após a venda do próprio smartphone. Se o Android puro fosse a opção escolhida, nada disto seria possível.

Otimização

O Android puro é igual para todos os equipamentos, independentemente dos componentes empregues. Assim, certos fabricantes aproveitam as suas versões personalizadas do Android para otimizarem o software de acordo com o hardware utilizado. Esta situação, se bem desenvolvida, pode ter vantagens a nível da bateria, performance do smartphone e recursos utilizados.

Localização

Cada equipamento pode ser personalizado de acordo com a localização e o mercado no qual vai ser utilizado. A inserção de recursos locais é atrativa para os clientes, e as marcas sabem disso. Com isso em mente, as tecnológicas utilizam as versões personalizadas do Android com o intuito de as prepararem para cada mercado específico.


Não existe uma escolha certa no que toca a skins Android. Cada marca usa a sua, e cabe ao utilizador escolher a que mais lhe agradar. Contudo, há alguns aspetos que devem ser tidos em conta, como a longevidade do suporte e atualizações, a quantidade de aplicações indesejadas incluídas de fábrica, e as características específicas existentes. Importa não esquecer também questões como a privacidade e a segurança, muito relevantes nos dias que correm.

Por Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Dicas