A Qualcomm, gigante americana dos semicondutores, está a aproveitar este final de ano para renovar a oferta da sua gama de chips. Se, na semana passada, o destaque foi para o topo de gama Snapdragon 8 Gen 2, desta vez o foco mudou para o segmento da gama média.
Nesse sentido, a Qualcomm lançou, de forma discreta, o substitudo do Snapdragon 778G Plus: o novíssimo Snapdragon 782G. Este chip conta com diversas melhorias, quer a nível de CPU como de GPU, oferecendo assim um incremento de performance transversal em todos os pontos.
Comparativamente ao seu antecessor, a frequência de funcionamento subiu de 2.5 GHz para 2.7 GHz, o que se traduz num aumento de 5% de velocidade pura. Já no que concerne à GPU, o aumento é do dobro: 10%, tendo em conta a mesma base de comparação. É certo que estes números por si próprios não constituem nenhuma revolução, e isso justifica-se pelo facto de ambos os chips (778G Plus e 782G) partilharem os mesmos componentes principais e o mesmo método de fabrico de 6 nm.
A Qualcomm destaca no seu novo SoC a melhoria de performance, inteligência artificial melhorada, possibilidade de captura de fotos com três câmaras em simultêneo, e suporte para conectividade com frequências 5G mmWave e Sub-6 GHz. Além disto, de destacar a presença de bluetooth 5.2 e a capacidade de captura de vídeos HDR10+.
O primeiro smartphone a chegar equipado com o Snapdragon 782G é o novo Honor 80, que foi anunciado hoje a par do dobrável Honor Magic Vs. No entanto, este modelo para já será um exclusivo do mercado chinês.
Deixa o teu comentário