A Google mantém a forte aposta nos wearables em 2025 com o Google Pixel Watch 4, vindo apresentar mais um produto direcionado ao setor premium do mercado. A nova geração deste relógio inteligente vem refinar uma receita que a Google está a trabalhar desde a sua primeira geração, optando por uma evolução calculada que está a receber uma resposta muito positiva do mercado.
Apesar de várias novidades ao nível do software, as subtis alterações ao design e estética estão a atrair os fãs desta linhagem de relógios inteligentes, tendo esta quarta geração muito potencial para se tornar um dos principais destaques do mercado este ano.
O Google Pixel Watch 4 tem um dos designs mais atraentes do mercado




Como mencionamos acima, um dos pontos mais atrativos deste relógio inteligente é o seu design e construção. Marcadamente premium, o Google Pixel Watch 4 é um relógio que combina numa sanduíche de vidro e alumínio o seu revestimento externo, que conjugado com um peso considerável de 31 gramas sem pulseira (versão de 41mm), dá ao utilizador a sensação de possuir no seu pulso um relógio de grande qualidade.
Apreciar o Pixel Watch 4 é também prazeroso, já que o novo dispositivo foi melhorado face à geração anterior, com margens mais estreitas num ecrã que também se envolve melhor no corpo do dispositivo. Muito contribui para este efeito imersivo do relógio a curvatura do ecrã, cujo ponto mais alto está no centro e que, em igual declive, se vai envolvendo até às margens.
Esta curvatura do ecrã, conjugada com a excelência da qualidade de imagem e as margens finas tornam este wearable promovem uma boa experiência de utilização, já que os gestos são facilitados e o espaço de navegação é beneficiado. Este é sem dúvida um ecrã de grande qualidade, com um brilho máximo que nunca nos causou dificuldades de visualização no exterior, ainda que algumas fotos desta análise revelem algum “otimismo” do modo de luminosidade automática do ecrã.
Como já referido acima, a versão que nos chegou é a versão de 41mm, estando também disponível a versão de 45mm. A cor que nos foi facultada para análise é a versão lilás (Íris) na pulseira desportiva, com cor metálica no corpo do relógio. A Google disponibiliza várias pulseiras e braceletes no seu website oficial, sendo que, no momento da compra, o utilizador pode desde logo configurar nas cores de lilás (Íris), verde (Capim-limão) com relógio em dourado, branco (Porcelana) e preto (Obsidiana).

As laterais do Pixel Watch 4 são ocupadas pela coroa rotativa com função dupla, de scroll no sistema e funcionando também como botão. Esta coroa está mais fina que nas anteriores gerações, com um toque mais elegante. Acima, um segundo botão, disfarçado no corpo do dispositivo, para acesso ao menu geral.
Já do outro lado encontra-se a entrada para conexão ao carregador. Esta nova geração vem estrear a nova versão de um novo carregador, que apresenta um design renovado e uma construção também mais pesada, capaz de servir de pórtico ao Pixel Watch 4. De notar que o relógio pode ser colocado em qualquer direção no pórtico, sem necessidade de estar em sentido oposto ao cabo.
O carregamento rápido permite que o relógio esteja preparado para um dia inteiro de utilização com rapidez, o que me permitiu sempre carregar enquanto me preparo de manhã. Aliás, o novo design de maiores dimensões permitiu aumentar a capacidade da bateria nos dois tamanhos do Pixel Watch 4. A Google promete 30 horas de utilização para a versão de 41mm e 40 horas para a versão de 45mm.
Com base na versão testada de 41mm, podemos dizer que a Google foi bastante precisa, já que levando a bateria ao limite, foi-nos possível manter o Pixel Watch 4 ligado durante um dia e meio. Ainda assim, o carregamento diário é o recomendado, já que a utilização pessoal de cada um poderá exigirá que a meio do segundo dia seja necessário voltar a carregar.

Wear OS 6 e integração do Gemini
Avançando para o capítulo do software, a Google mantém a forte aposta na inteligência artificial, com o Gemini a estar integrado no novo relógio inteligente e, inclusive, teve direito a um melhorado sistema de altifalante e microfone, que sem dúvida ajudam na interação entre usuário e assistente de IA.
A navegação pelo sistema do Pixel Watch 4 é bastante prazerosa, muito se devendo o sucesso desta nova geração ao Wear OS 6. A nova versão do sistema operativo permite ao relógio um melhor aproveitamento de todo o ecrã disponível, beneficiando, por exemplo, o teclado, as notificações e a quantidade de informação que as aplicações conseguem revelar.
O aspeto geral do software mantém a linguagem adoptada para os smartphones Pixel. Com o Material 3 Express, todas as animações, cores e funcionalidades traduzem uma familiaridade para com o ecossistema da Google. Aliás, é interessante reparar que está agora disponível a funcionalidade Dynamic Color, permitindo uniformizar o sistema com a palete de cores pretendida, algo que até aqui apenas estava disponível nos smartphones Pixel.






A Google apostou em redesenhar as Tiles para as suas aplicações próprias, disponíveis através do software, o que se revelou uma surpresa muito bem-vinda. A apresentação da informação está tão apelativa como funcional, sendo que o utilizador é convidado a navegar maioritariamente através das Tiles, em muito facilitando o acesso rápido à informação.
Apesar das novidades ao nível do software, o Pixel Watch 4 não deixa de ser um relógio inteligente eficaz nos conceitos mais básicos. O acompanhamento das atividades físicas é garantido, com recurso a GPS próprio integrado. Apesar da também integração e incentivo ao uso da aplicação Fitbit, está também garantida a compatibilidade com a aplicação Strava, que se poderá substituir como a opção de fitness tracking a ser utilizada.
As conveniências do dia-a-dia não foram esquecidas, com a Google Wallet a dizer presente e a permitir os habituais pagamentos contactless via NFC. Por fim, resta elogiar a integração do Pixel Satellite SOS, que após ser estreado na linha de smartphones Pixel, chega agora aos wearables da Google.
Conclusões
O Pixel Watch 4 é o resultado de uma evolução estudada da Google relativamente ao mercado mobile em 2025. O público procura cada vez mais smartwatches competentes, mas também que justifiquem a substituição de um relógio convencional premium. Esta quarta geração conjuga na perfeição a utilidade e o design, resultando num relógio bastante completo.
Estando disponível em Portugal com um preço a começar nos 399€, o Google Pixel Watch 4 pode ser o parceiro ideal para qualquer utilizador à procura de um relógio inteligente topo de gama, especialmente daquele que possui no seu bolso um smartphone Google Pixel e é fã das capacidades do Gemini.