Samsung Galaxy XR vs Apple Vision Pro: o que nos dizem os números?
Partilhar

Samsung Galaxy XR vs Apple Vision Pro: o que nos dizem os números?

Samsung e Apple num novo duelo tecnológico, agora com as suas apostas no mercado dos headsets de realidade mista.

A Samsung voltou a mexer com o mercado ao apresentar o Galaxy XR, anteriormente conhecido como Project Moohan, o seu mais recente headset concebido para fundir o mundo real com o digital. O dispositivo marca o regresso em força da marca sul-coreana ao segmento dos headsets, com uma proposta surpreendente não apenas pela tecnologia, mas também pelo preço - praticamente metade do cobrado pela Apple com o Vision Pro.

Mas como se comparam estes dois produtos? Abaixo vamos descobrir aquilo que, no papel, ambas Samsung e Apple têm a oferecer, naquele que é o primeiro grande duelo das rivais tecnológicas no mercado dos headsets de realidade mista.

Começando pelo design e construção, é seguro dizer que ambos Galaxy XR e Vision Pro são equipamentos cujos materiais que os compõe são de grande qualidade. Ambos os dispositivos possuem chassis em alumínio, conjugando com a faixa em tecido para conforto dos utilizadores.

É de notar que, para conforto dos utilizadores, o Galaxy XR será o dispositivo com vantagem ao nível do peso (545 gramas), o que pode ser especialmente notório em longos períodos de utilização.

Ambos os dispositivos possuem ecrãs interiores com tecnologia Micro-OLED e resolução dual-4K, com uma ligeira vantagem para o Galaxy XR ao nível da resolução, que praticamente não será notória para a comum utilização.

É na taxa de atualização do ecrã que podemos encontrar uma vantagem para o Apple Vision Pro, já que, correndo a uns estáveis 90 Hz e podendo atingir um máximo de 120 Hz, superioriza-se ao Samsung Galaxy XR, cujo teto máximo está nos 90 Hz, ainda que em utilização regular se fique pelos 72 Hz.

Ambos os dispositivos têm suporte para reprodução de vídeo com HDR10 e HLG, mas o Apple Vision Pro apresenta mais um trunfo: o suporte para Dolby Vision. Destaca-se ainda que, a nível de áudio, ambos os dispositivos possuem um sistema composto por dois drivers de som, com reprodução estéreo e seis microfones, ambos também com suporte para Dolby Atmos.

Considerando a sua principal função de misturar o nosso dia a dia com o mundo digital, ambos Galaxy XR e Vision Pro possuem uma panóplia de câmaras dedicadas a executar essa tarefa. Ambos possuem 6 câmaras dedicadas a compor a imagem do mundo que nos rodeia, quatro câmeras de rastreamento ocular, um sensor de profundidade e duas câmaras Passthrough de 6.5MP. 

No capítulo do desempenho, o Apple Vision Pro apresenta-se equipado pelo processador Apple M5, fabricado com o processo litográfico de 3nm, enquanto o Samsung Galaxy XR recorre a um processador de tecnologia não tão avançada, com litografia 4nm, sendo o processador escolhido o Qualcomm Snapdragon XR2+ Gen 2. Apesar de ser ainda difícil aferir o alcance, em termos práticos, da vantagem que teoricamente o dispositivo da Apple possa ter sobre o seu rival, é de realçar que um processo litográfico mais moderno poderá garantir, para além do desempenho, uma maior eficiência energética e térmica.

Ambos os processadores são acompanhados por 16GB de RAM LPDDR5X, sendo que, no capítulo do armazenamento, ambos começam nos 256GB, ainda que o dispositivo da Apple possa ser configurado com até 1TB.

Apesar de equipados com sistemas comparáveis a nível de hardware, quando passamos ao sistema operativo temos realidades diferentes. O Samsung Galaxy XR corre de fábrica o sistema operativo Android XR, sendo que o Apple Vision Pro corre o visionOS 26, o que os distingue pelas vantagens que respetivamente oferecem.

Ainda que ambos os dispositivos tenham em comum a computação espacial, bem como a capacidade de espelharem os smartphones e outros dispositivos que a si estejam associados, reproduzir conteúdo em 3D e, como esperado, a reprodução de videojogos, há uma clara vantagem do Vision Pro relativamente à oferta de aplicações nativas do sistema. Por outro lado, o Galaxy XR vai sem dúvida beneficiar de um assistente de inteligência artificial mais capaz, com compatibilidade com o Gemini.

Navegar no Apple Vision Pro e no Samsung Galaxy XR pode ser feito através de vários dispositivos conectáveis, como teclados, ratos, comandos de jogo, entre outros, mas a forma mais interessante será sem dúvida a navegação via gestos, com ambos os dispositivos a estarem munidos de sistemas de reconhecimento do movimento ocular e de gestos das mãos.

0:00
/0:04

De destacar, por fim, que a nível de conectividade há uma ligeira vantagem para o equipamento da Samsung, que oferece ao utilizador Bluetooth 5.4 e Wi-Fi 7, enquanto o Vision Pro está equipado com versões anteriores do Bluetooth 5.3 e Wi-Fi 6.

Um olhar geral sobre os dispositivos facilmente nos convence que estamos perante dois equipamentos de grande qualidade, tal como ambas as fabricantes já nos habituaram. Ambos rivalizam ao nível da construção, funcionalidades e oferta, sendo que as ligeiras diferenças estarão no superior desempenho do Apple Vision Pro e a sua lista de aplicações dedicadas, enquanto que o Samsung Galaxy XR ombreará com um assistente IA superior, melhor conectividade e um preço consideravelmente mais acessível.

No fim de contas, o utilizador será movido por aquele dispositivo que se encaixará melhor no seu ecossistema. E aqui, as dúvidas serão poucas: enquanto o Samsung Galaxy XR será o sistema mais indicado para um ecossistema Android, o Vision Pro encaixará que nem uma luva no ecossistema da Apple.