A Qualcomm anunciou oficialmente o lançamento do seu novo processador Snapdragon 8 Gen 3, dirigido a smartphones topo de gama.
O processador destaca-se pelo seu foco em inteligência artificial generativa, prometendo estabelecer um novo padrão para dispositivos móveis.
Samsung fica de fora e renova aposta nos Exynos
Entre as marcas que optaram por integrar o novo Snapdragon nos seus dispositivos, contam-se algumas das mais relevantes do mercado:
- Xiaomi
- Redmi
- Oppo
- Realme
- Sony
- Vivo
- OnePlus
- Honor
- Asus
Por outro lado, é impossível ignorar a ausência da Samsung na lista divulgada. A razão para este facto prende-se com a intenção da gigante sul-coreana de utilizar uma variante específica do Snapdragon 8 Gen 3 nos seus futuros modelos, apesar de nada ter ainda sido publicamente anunciado por ambas as empresas.
Características e desempenho do Snapdragon 8 Gen 3
De acordo com Chris Patrick, vice-presidente da Qualcomm, o novo processador é uma verdadeira revolução no que toca à integração de inteligência artificial. As novas características AI da nova silicone Snapdragon visam oferecer maior flexibilidade ao consumidor, tanto em termos de entretenimento como de produtividade.
O Snapdragon 8 Gen 3 oferece também um aumento de cerca de 30% no desempenho e mais 20% de eficiência energética, comparativamente ao seu antecessor. A sua arquitetura ARM inclui um núcleo principal Cortex-X4 a 3,3 GHz, cinco núcleos de desempenho a alcançar velocidades até 3,2 GHz e dois núcleos focados em eficiência energética a 2,3 GHz.
É esperado que o Snapdragon 8 Gen 3 comece a ser distribuído nas próximas semanas. De salientar que a Xiaomi poderá ser a primeira a lançar um smartphone com o novo processador, através da sua futura série de topo, o Xiaomi 14, cuja apresentação está agendada para os próximos dias.
Vê mais no Droid Reader:
Deixa o teu comentário