Tens um Pixel? Descobre as mais recentes novidades do Pixel Drop
Partilhar

Tens um Pixel? Descobre as mais recentes novidades do Pixel Drop

A Google mantém o ritmo a que já nos habituou e volta a reforçar os Pixel com um novo conjunto de funcionalidades, algumas exclusivas, outras a chegar também ao restante ecossistema Android.

Com uma política de atualizações exemplar e os já conhecidos drops que acrescentam funcionalidades ao longo do ano, a Google lançou mais uma atualização que volta a brindar os utilizadores de Pixel com novos recursos e melhorias. Ainda assim, como é habitual, parte destas novidades estende-se ao Android em geral. Neste artigo mostramos-te tudo o que chega agora aos Pixel e o que passa também para o ecossistema Android.

O Pixel Drop de Novembro

Com foco na personalização, a nova atualização trouxe temas personalizados, nomeadamente para os fãs do universo do Feiticeiro de Oz, com um tema alusivo ao novo filme Wicked: For Good. Este pack traz wallpapers, ícones, sons e até gifts. Está disponível para produtos Pixel 6 e mais recentes.

A próxima funcionalidade é mais abrangente, sendo uma melhorada detecção de fraudes e mensagens, especialmente para quem reside nos EUA. Assim, equipamentos Pixel 6 e posteriores podem alertar sobre possíveis esquemas em notificações de aplicações de mensagens.

No que toca às notificações, a Google introduziu as Notificações de VIPs e o chamado crisis badge. Na prática, isto significa que mensagens de contactos marcados como VIP passam a ter prioridade, podendo ainda surgir um distintivo de crise no widget de contactos. Esta novidade fica disponível a partir da gama Pixel 6. Já no campo da inteligência, chegam os Sumários de Notificação e o Organizador de Notificações. Nos Pixel 9 e posteriores (com exceção do Pixel 9a), o utilizador passa a poder agrupar notificações extensas em sumários e silenciar automaticamente alertas menos relevantes. Quando um recurso semelhante chegou ao iPhone gerou bastante discussão, por isso existe agora a expectativa de que a Google ofereça uma implementação mais eficaz e menos intrusiva.

A preocupação com a bateria não fica esquecida, onde nos Pixel 10, ao se premir o botão de energia, ficará visível uma interface simplificada que pode prolongar a autonomia até 4 horas.

Ainda nesta vertente temos uma poderosa adição ao Google Maps que esperemos ver noutros equipamentos Android: um modo de poupança de energia máximo que torna a interface totalmente preta e com os detalhes necessários a branco, para máximo proveito da tecnologia OLED.

Em termos mais granulares, pode-se contar com a expansão de detecção de fraudes por chamada e de outros serviços, como a gravação e transcrição de chamadas, que chega a produtos Pixel 9 e posteriores e em várias regiões, como Austrália, Reino Unido, Canadá e Japão. Este ainda a expansão do hub “Device Health & Support”: já disponível para os modelos Pixel 6 a Pixel 9 e o novo “Pixel Journal”, para o registo de notas pessoais, chega aos Pixel 8 e Pixel 9 e, por último, a ferramenta de lupa, melhorada, especialmente se tens um Pixel Fold.

Também há novidades para produtos não Pixel

A funcionalidade de Remix, com uso ao modelo Nano Banana

Como supramencionado, a empresa deu novas funcionalidades aos seus serviços, nomeadamente ao Google Mensagens, que ganha uma funcionalidade de Remix mas para suporte só em inglês e, no Google Fotos, nos EUA, a possibilidade de termos uma edição personalizada com base em grupos de rostos.

Com diversas funcionalidades ainda exclusivas para mercados externos, espera-se que, ao longo de 2026, estas funcionalidades se expandam ao ocidente.