Wear OS 3 ainda tem novidades a chegar
Por Pedro Alves

Wear OS 3 ainda tem novidades a chegar

O mais recente sistema operativo da Google para smartwatches, o Wear OS 3, viu serem anunciadas algumas funcionalidades, aquando da sua apresentação, que ainda não estão disponíveis para usufruto por parte do utilizador final. Esta prática tem sido comum a vários sistemas, tanto da Google como de outras empresas, e visa certamente manter saciado o apetite do cliente por novidades, mesmo após ter instalada nos seus dispositivos a última versão disponibilizada do software em questão.

Falando do caso específico do Wear OS 3, deixamos aqui uma lista com aquilo que podemos esperar ver chegar em breve aos relógios inteligentes compatíveis:

Desbloqueio inteligente (Smart Unlock)

Em Janeiro passado a Google anunciou aquela que é a evolução da funcionalidade de bloqueio inteligente presente no Android: até agora, quando um dispositivo bluetooth de confiança está por perto, o Android pode ser desbloqueado ser credenciais. Futuramente, quando um relógio com Wear OS 3 estiver desbloqueado e perto do smartphone a que estiver emparelhado, vai ser apresentada uma notificação neste último que permitirá bloqueá-lo novamente.

Google Wallet mais completa

Atualmente, a aplicação Google Wallet de smartphone permite adicionar e utilizar cartões de crédito e débito para efetuar pagamentos, mas também passes de transportes, bilhetes de avião e cartões de fidelização. É esperado que tal venha a ser possível também na mesma aplicação mas de smartwatch, já que atualmente está limitada à utilização de cartões de pagamento.

Google Pay with a N26 credit card attached.

Cópias de segurança do Wear OS

Os backups de relógios inteligentes com Wear OS 3 passarão a incluir mostradores e mosaicos personalizados, definições do dispositivo e dados das aplicações, o que facilitará a migração de dados na hora de mudar para um novo smartwatch.

Deteção de queda no Pixel Watch

É esperado que um próximo update, a chegar durante o inverno, desbloqueie a útil função de deteção de queda no Pixel Watch. O referido relógio possui hardware preparado para o efeito, falta agora o software acompanhar...

Expansão da disponibilidade do Google Assistant e Google Fit

Os smartwatches com Wear OS 3 que utilizam o chip Snapdragon Wear 4100, da Qualcomm, não suportam ainda o Google Assistant... A Fossil, que é parte interessada nesta questão, já referiu que a Google está a trabalhar para resolver esta falha, mas nenhum prazo é adiantado.

A Fossil aguarda também o regresso do Google Fit aos seus relógios inteligentes, através da esperada compatibilidade com a mais recente versão dos serviços de saúde do Wear OS 3.

Chegada do Google Notícias e atualização do Google Maps

Há várias informações que referem que a aplicação Google Notícias irá chegar ao Wear OS 3 de forma mais abrangente, e com mais conteúdo a poder ser visível pelos utilizadores diretamente no pulso.

No que diz respeito ao Google Maps, a gigante americana referiu, aquando do lançamento do Samsung Galaxy Watch 5, que iria ser possível usar a referida aplicação de navegação sem ser necessária uma ligação ao smartphone. Teremos de aguardar para ver...


Apesar de ainda sofrer de dores de crescimento, o Wear OS está a contar com bastante atenção por parte da Google, que tenta por todos os meios incentivar a adoção do seu sistema operativo junto dos maiores fabricantes de hardware do ramo. Veremos o que os próximos tempos nos revelam.

Por Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Notícias Google