Xiaomi 13 e 13 Pro apresentados na China
Por Pedro Alves

Xiaomi 13 e 13 Pro apresentados na China

PUB

A Xiaomi divulgou oficialmente os seus novos smartphones topo de gama para 2023. Sem grandes surpresas no que à designação diz respeito, vemos chegar os Xiaomi 13 e 13 Pro, que contam com trunfos poderosos, visando o destaque face à restante concorrência do mundo Android. Vamos conhecer estes equipamentos em pormenor.

Xiaomi 13

Começando por fora, o Xiaomi 13 conta com um display AMOLED plano de 6,36", 120 Hz de taxa de atualização e brilho máximo de 1900 nits em HDR, laterais lisas e traseira em vidro ou couro vegan. Está disponível em quatro cores, que são preto, branco, verde e azul. A resistência aos elementos está garantida graças à certificação IP68.

Como não poderia deixar de ser, o Xiaomi 13 está equipado com o mais recente chip de topo da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 2, portanto a performance em qualquer tarefa não será minimamente um problema. A juntar a isso temos armazenamento UFS 4.0 (128, 256 ou 512 GB) assim como 8 GB de memória RAM LPDDR5X.

A parceria da gigante chinesa com a Leica continua a dar frutos, e este modelo é prova disso mesmo. No total, estão presentes três câmaras traseiras: a principal com 54 MP e abertura f/1.9, a ultra grande angular de 12 MP, abertura de f/2.4 e campo de visão de 123º, e a teleobjetiva de 10 MP, abertura de f/2.4 e zoom ótico de 3.2x. A câmara frontal é de 32 MP, f/2.45.

A alimentar todo este hardware está uma bateria com 4500 mAh de capacidade, que conta com os préstimos do mais recente sistema de gestão de bateria da Xiaomi na hora de a manter saudável durante o máximo de tempo possível. O carregamento pode ser com fio (67W) ou sem fio (50W).

Leitor de impressão digital no ecrã, som stereo Harman Kardon com certificação Dolby Atmos e infravermelhos completam o leque de especificações deste equipamento.

Xiaomi 13 Pro

O carro chefe da Xiaomi vem melhorar aqui e ali o que o modelo mais "básico" oferece. Eliminando desde já aquilo que é comum entre ambos os smartphones, que é o processador Snapdragon 8 Gen 2 e o tipo e quantidade do armazenamento, importa referir que aqui contamos com 12 GB de memória RAM LPDDR5X, em vez dos 8 do Xiaomi 13.

O display cresce para 6,73", sendo um AMOLED com bordas curvas, taxa de atualização de 120 HZ e 1900 nits de brilho máximo, em pico. A traseira pode ser de cerâmica, e conta com quatro opções de cores: preto, branco, verde e azul. À semelhança do irmão menor, o 13 Pro conta também com certificação IP68.

Passando para as câmaras, mantém-se a parceria com a Leica, o que por si só é sinónimo de excelentes resultados. Neste modelo contamos com a presença da câmara principal com 50 MP e abertura f/1.9, câmara ultra grande angular também com 50 MP, mas com abertura f/2.4 e campo de visão de 115º, e teleobjetiva com as mesmas especificações da anterior, mas com zoom ótico de 3,2x. A câmara frontal é a mesma do Xiaomi 13, ou seja, de 32 MP com abertura f/2.4.

A gigante chinesa apostou as fichas todas na velocidade de carregamento deste smartphone de topo: estamos a falar de 120W com cabo e 50W sem cabo. A bateria tem a capacidade de 4820 mAh, e tambem conta com o auxílio do mais recente sistema de gestão de bateria da Xiaomi, para garantir a maior longevidade possível a este componente vital.

Os restantes extras que completam a ficha técnica deste 13 Pro são partilhados com o 13: leitor de impressão digital no ecrã, som stereo Harman Kardon com certificação Dolby Atmos e infravermelhos.


Ainda não é conhecida uma data oficial para a chegada destes equipamentos à Europa, no entanto a Xiaomi garante que está para breve... Acreditamos que é muito provável que a MWC em fevereiro seja o evento escolhido para o anúncio oficial. Não vamos entrar em detalhes quanto a preços, pois os valores conhecidos são respeitantes ao mercado chinês, e nada terão em comum com aqueles que serão aplicados por cá...

Por Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Notícias Xiaomi