Vamos falar de fotografia? Não de fotografia profissional, mas quase, quase. O Xiaomi 14T Pro foi a minha câmara fotográfica durante duas semanas, e nele pude capturar mais de 500 memórias, quer através de fotografias, quer de vídeos.
Para a grande maioria deles, não poderia estar mais contente. O Xiaomi 14T Pro, cuja review podes encontrar aqui, demonstrou-se uma opção válida em diversas situações. Noutras, nem por isso, mas nada que não dependa de ti!
Comecemos pelo início. O Xiaomi 14T Pro conta com três câmaras na parte traseira, e uma à frente. Porém, para a maior parte desta análise, é nas câmaras de trás que me focarei. Porquê? Porque só estas levam o selo co-engineered with Leica. A marca alemã está de mão dada com a Xiaomi há já algum tempo, e os resultados são mesmo muito bons.
O equipamento conta com lentes Leica Summilux, sendo que, de acordo com a Xiaomi, nas três lentes poderás encontrar cinco, isto é, 0.6x, 1x, 2x, 2.6x e 5x. A lente principal tem 50MP, estabilização ótica de imagem, e abertura f/1.6. Já a Telephoto, 50MP e f/2.0. Finalmente, na lente ultra grande-angular, com 120º de ângulo de visão, os MP e abertura da mesma fixam-se em 12 e f/2.2, respetivamente.
Onde é que estas se distinguem, e como? Há duas razões que tornam um telemóvel Xiaomi tão único quando falamos das suas câmaras. A primeira é que, com a parceria Leica, tu podes optar – fora os filtros Leica – por dois estilos fotográficos:
- Leica Vibrant
- Leica Authentic
Que prazer é fotografar com estas lentes!
Desde início que optei pelo Leica Authentic, que é mais realista e cujos resultados apresentam cores menos saturadas. No entanto, estes estilos são a primeira de duas partes, como mencionei anteriormente, que tornam o equipamento único.
Do mesmo modo, há a lente 2.6x Zoom Ótico, associada a dois aspetos mais – modo retrato e filtro Leica BW Natural. Que resultados. Parece mesmo outra coisa. Dá gozo poder fotografar retratos (e não só) com esta lente, a cores ou sem.
É algo que, no caso do iPhone, nem tento. Ou seja, usá-lo com o Modo Retrato. Parece fake todos os dias. Mas assim não se passa com o Xiaomi 14T Pro. A mesma coisa para o que diz respeito ao filtro BW. Sim, é só um filtro que, no entanto, parece oferecer uma nova vida à fotografia no final. Sem dúvida alguma, inconfundível e difícil de encontrar.
Os detalhes estão lá. A lente 2.6x é a melhor – para mim – das três, sendo que é a ultra grande-angular aquela que menos atenção teve por parte da empresa chinesa, o que é normal em quase todos os flagships. Para mim não foi um enorme problema, porque privilegio uma boa lente “com zoom” a uma ultra grande-angular.
Porém, e como acontece com essa lente, nem tudo é perfeito em matéria fotográfica do Xiaomi 14T Pro. Infelizmente, acabei por usar menos vezes a opção de 5x do que gostaria. Porquê? Porque, verdade seja dita, este não passa de Zoom Digital aplicado. Não é que a imagem em si seja má, de todo, mas é fácil perceber que não passa de um simples crop na original.
Três câmaras, em que uma é particularmente especial!
Posto isto, as câmaras do Xiaomi 14T Pro - três no total na parte de trás do mesmo - são distintas, e os seus resultados também. A ultra grande angular segue a média do que podes encontrar no mercado. A principal também, ainda que possa ser aprimorada com base no tipo de fotos que gostas de capturar e dos filtros que gostas de usar.
A lente Telephoto, ainda que seja a minha favorita, usei-a sempre sem recorrer a mais zoom. E se assim for, talvez seja aquela que mais gostei de usar em qualquer equipamento até hoje. Uma lente telephoto com uma distância focal moderada, isto é, 60mm, não aproxima o sujeito da foto em demasia, quer se trate de um objeto, pessoa, edifício, etc. É muito equilibrada, com enorme qualidade.
No entanto, há aspetos a melhorar. Principalmente quando a luz é menor. Em momentos de pouca luz, a experiência fica um pouco mais laggy. Ou seja, precisas investir mais de ti no equipamento e na fotografia que pretendes. Portanto, aqui também há algo positivo e outro aspeto que nem tanto.
A parte boa é que, ao contrário de um iPhone, o Xiaomi 14T Pro conta com um modo fotográfico Pro. Isto é, tu mandas. Queres variar o ISO? Ok. Queres mexer no equilíbrio de brancos? Ok. A foto é tua, tu é que escolhes. A partir daqui, mesmo em situações adversas, o equipamento mostra-se capaz.
Todavia, nem sempre há tempo de “preparar” a câmara para o melhor momento possível. E, entre troca de definições e outros aspetos, podes perder aquele momento. Ou, claro, em contrapartida, podes simplesmente usar a câmara no modo automomático, mas dependendo da situação posso garantir-te que sentirás lentidão e possível desofque no resultado final.
Alguns aspetos a melhorar, nomeadamente na câmara frontal e vídeo...
Como podes ver, as imagens do Xiaomi 14T Pro são muito boas. Algumas preferirás mais do que aquelas que foram capturadas pelo iPhone, outras menos. Nenhuma das 9 fotos de cada galeria foi editada após ter sido capturada, pelo que o resultado que vês é aquele que foi produzido pelo equipamento.
Posso, no entanto, dizer-te que à exceção da imagem do por do sol na praia - que ficou distinta do que vi com os meus olhos naquele momento - bem como a do prédio verde (melhor no iPhone), todas parecem mais realistas quando capturadas pelo Xiaomi 14T Pro.
Por último, dois aspetos - câmara frontal e vídeo. Vale a pena assinalar que os estilos Leica não estão presentes na câmara frontal, e o mesmo se pode dizer dos restantes filtros. Isto é, também conta com filtros, mas não com o selo da marca alemã.
Dessa forma, o equipamento torna-se igual a qualquer outro. Tem uma boa câmara frontal, mas a mesma não é especial. É só mais uma. Não memorável. E, infelizmente, o vídeo não é muito distinto.
Não me interpretes mal. É bom, mas não de destaca como acontece com a fotografia. Com três câmaras distintas, não posso dizer que alguma delas me tenha surpreendido em demasia, mesmo com os vários comandos que a empresa chinesa permite que uses aquando da gravação (se assim pretenderes).
Concluindo, o Xiaomi 14T Pro, como podes ver pela review, é um equipamento muito completo. Muito bom em quase tudo o que dele lhe pode ser pedido. E as suas câmaras não são exceção, para a maioria das situações.
Principalemente a de 2.6x. A melhor lente fotográfica que usei num telefone? Muito provavelmente.
Vê mais no Droid Reader: