O Android 15 já está oficialmente disponível para milhares de smartphones Google Pixel ao redor do mundo. Chega, por fim, às mãos dos utilizadores em Portugal e não só, com funcionalidades que valem a pena ser destacadas em peça própria.
A pensar nisso selecionamos algumas das melhores funções introduzidas por esta versão do OS da tecnológica norte-americana. Atreve-te a explorar o que há de novo logo que o teu smartphone receba esta mesma atualização de sistema.
Ajudar a prevenir o roubo dos telefones Android
A nova funcionalidade Theft Detection Lock utiliza a Inteligência Artificial (IA) para ajudar a manter os dados do utilizador mais seguros.
Portanto, se o telefone detetar que alguém o roubou e está a tentar correr, a andar de bicicleta ou a conduzir, bloqueará automaticamente o nosso dispositivo. De igual modo, também podemos usar o Bloqueio Remoto para bloquear rapidamente o equipamento a partir de qualquer dispositivo, utilizando o teu número de telefone e uma simples verificação de segurança.
O melhor de tudo, estas funcionalidades estão agora disponíveis para a maioria dos dispositivos com Android 10 ou superior como bem aponta a tecnológica.
Mais ainda, o Android 15 traz proteções que previnem que os ladrões adivinhem as palavras-passe e acedam a informações confidenciais.
Para tal, a Google está a adicionar requisitos de autenticação para definições que são alvo de ladrões, como remover o cartão SIM ou desligar o Encontrar o Meu Dispositivo, e bloquearemos o seu dispositivo se detetarmos várias tentativas falhadas de acesso a aplicações e definições.
Informação sensível longe de olhares indiscretos
O espaço privado no Android 15 funciona como um cofre digital no telefone. Tal como refere a tecnológica, podemos criar um espaço privado separado para organizar aplicações com informação sensível, como aplicações sociais, de dating ou de bancos.
Assim, quando o espaço privado está bloqueado, as aplicações permanecem virtualmente invisíveis para as outras pessoas e ficam escondidas da sua lista de aplicações, vista de aplicações recentes, notificações e definições.
Na prática, para aceder ao espaço privado, existe uma camada adicional de autenticação para manter as aplicações seguras e longe de olhares indiscretos.
Aliás, para maior privacidade, podemos até optar por ocultar a existência de espaço privado no telefone.
Gravações de ecrã como sempre quiseste!
O Android 15 permite gravar uma app quando gravamos o ecrã. Tal significa que apenas os frames, apenas a gravação daquela aplicação aparecerá durante a gravação de ecrã. Portanto, tudo o resto, desde a abertura da barra de notificações até à mudança de aplicações, não aparecerá na gravação.
O Android 15 também aprofunda a funcionalidade com um novo ícone de gravação de tela na barra de estado dos nossos smartphones e dispositivos móveis. O ícone permite ainda saber há quanto tempo estamos a gravar e permite-nos parar a gravação com um toque.
Tudo isto poupa algum tempo de edição e, deste modo, não teremos que nos preocupar tanto em mostrar acidentalmente dados pessoais (por exemplo, de um widget ou elemento na sua barra de notificações).
Por fim, podemos ativar esta funcionalidade ao selecionar a opção Gravar uma App no menu suspenso quando abrir a janela de gravação de ecrã.
Abre duas apps em simultâneo no teu Android
Há uma nova funcionalidade do Android 15 que nos permite guardar pares de aplicações no ecrã de início do nosso dispositivo. Imaginem algo similar a guardar duas aplicações numa pasta, mas aqui elas passam a agir em conjunto.
Na prática, tocar num par de aplicações abre ambas as aplicações simultaneamente em modo de ecrã dividido.
A disposição das aplicações é a mesma que era quando o utilizador criou o par de aplicações. Na prática, para podemos criar um par de aplicações tocando no espaço entre duas aplicações ao visualizá-las em modo de ecrã dividido.
Deixa a IA (ajudar) a guiar-te
Usar os gestos para navegação em vez dos botões virtuais? Ótimo! O Android 15 tem, aliás, esta funcionalidade ativa por defeito para todos. Na prática, a nova função minimiza a nosso ecrã atual numa janela quando deslizamos para voltar à janela anterior.
Face ao exposto, isto permite-nos cancelar a ação e vislumbrar qual janela que vamos abrir quando completamos o gesto de retrocesso. É mais um local em que a IA estará presente, ajudando-nos aqui (um bocadinho) a navegar no telefone.
Arquiva apps que pouco usas no smartphone
Tens uma, ou várias, aplicações que chegaste a instalar, mas pouco usas? Estás indeciso se um dia destes ainda te será útil? Queres, ainda assim, limpar e organizar um pouco o ecrã inicial do teu dispositivo móvel? Bom, já o podes fazer!
Em vez de remover (apagar) uma app raramente usada, podemos arquivá-lo. Esta função salva os dados da aplicação, mas exclui o programa (a aplicação) propriamente dita. A todo o momento podemos fazer, novamente, o download na Play Store em caso de necessidade.
Na prática, para arquivar uma app precisamos de uma ligação à Internet para as usar novamente. No entanto, quando fazemos o download novamente, a app importa os dados salvos. Ou seja, será como se nunca tivéssemos apagado a app.
Faz um Círculo para Pesquisar (até música)
Em agosto de 2024 ficamos a conhecer uma nova forma de usar o Circle to Search. Na prática, temos um ícone em forma de nota musical que aparece quando ativamos o Circle to Search ao tocar e manter pressionada a barra de navegação do nosso telefone.
A partir daqui, basta tocar neste ícone para identificar as músicas que estão a tocar atualmente ou para cantarolar a canção que estamos a pensar.
Logo de imediato, o Circle to Search vai identificar a música e abrir um resultado de pesquisa do Google mostrando o nome da canção e o artista.
Em suma, é uma ferramenta prática que torna o Circle to Search ainda mais útil para todos os utilizadores.
Vê mais no Droid Reader:
Deixa o teu comentário