Brooke Hartley Moy alerta: sucesso das publicações dependerá da IA
Imagem: Eduardo Silva
Partilhar

Brooke Hartley Moy alerta: sucesso das publicações dependerá da IA

As visualizações já não chegam: para Brooke Hartley Moy, as pesquisas online vão ser o dínamo para o sucesso das publicações na era da IA.

Brooke Harley Moy, Brooke Hartley Moy, Co-Fundadora e CEO da Infactory marcou presença no último dia da Web Summit 2025 para falar sobre a atual mudança de paradigma para as publicações online e como a forma de fazer chegar o seu conteúdo ao público mudará na era da inteligência artificial (IA).

Em apresentação da palestra intitulada "From traffic to queries: Rethinking publishing in the AI era", Moy falou ao público em Lisboa sobre como as publicações devem adaptar-se à nova realidade da IA por forma a conseguirem direcionar o seu conteúdo de forma eficiente.

Historicamente baseado nos números obtidos pelas visualizações obtidas nas publicações, a tendência atualmente verificada com o desenvolvimento da IA será, para Moy, o recurso às queries (pesquisas), que serão o melhor reflexo daquilo que o público procura.

Imagem: Eduardo Silva

Para Moy, as editoras de conteúdo online devem focar-se cada vez mais gestão e análise de dados de forma a conhecerem o público-alvo, direcionando de forma inteligente o conteúdo através da IA. Brooke Hartley Moy reforçou durante a conferência que a IA abre portas aos meios de comunicação para melhor explorarem os paralelismos entre os factos da história e a factualidade atual, através da assistência da IA na análise dos arquivos de informação.

O recurso à IA é, aliás, uma das chaves do sucesso para a Brooke Hartley Moy, que considera esta tecnologia revolucionária na medida em que permite explorar o potencial dos criadores de conteúdo com um custo bem mais reduzido do que outrora, aludindo à redução dos custos de produção de tal conteúdo digital.

Apesar da importância da IA para o desenvolvimento e direcionamento do conteúdo, Moy considera que o input humano continua a ser essencial, sendo por isso necessário o direcionamento dos sistemas inteligentes para a análise de queries, em substituição de uma análise vertida em dados recolhidos sobre o número de visualizações que o conteúdo consegue obter.

Imagem: Eduardo Silva

Para esta mudança, Brooke Hartley Moy considera que um dos maiores desafios será adaptar o conteúdo e a base de dados sobre a qual os nossos dispositivos de IA irão trabalhar. É aqui que Moy alerta que, numa primeira fase, as publicações que se estão a lançar no mercado devem tomar como primeiro passo compreender os dados que estão a recolher, passando posteriormente por um processo de seleção do conteúdo recolhido sob análise.

Com esta transição para a era da IA, Moy considera que há cada vez mais possibilidades para as novas publicações ombrearem diretamente com os conglomerados de media que dominam o mercado, já que a IA tem o efeito de munir as novas publicações com meios e recursos aos quais outrora não teriam acesso.

Em duas últimas notas, Moy alertou que esta adaptação resultará na transformação de meios de comunicação em verdadeiras empresas especializadas em análise de dados. Por isso mesmo, considera necessário assumir a importância do papel dos técnicos especializados em data-science nos recursos humanos destes meios de comunicação, referindo que a direção dos projetos deve incluir um diretor tecnológico (CTO), que terá igual importância a qualquer outro cargo de direção.

Em nota de despedida, Moy alertou a adoção da IA não dará apenas uma vantagem na criação e divulgação do conteúdo, mas também será determinante para separar as publicações que terão um futuro de sucesso e aquelas que ficarão para trás, considerando que sem o recurso a esta tecnologia, várias publicações serão simplesmente incapazes de acompanhar os lideres de mercado.

Imagem: Eduardo Silva

Todo o nosso trabalho na Web Summit 2025 não seria possível sem o patrocínio da Surfshark VPN, que se junta ao DroidReader para garantir uma cobertura cheia de conteúdo, mas, acima de tudo, mais segura!

E já que falamos em segurança, é impossível não mencionar a campanha excecional de Black Friday que eles têm a decorrer: apenas 2,19€/mês pelo plano Surfshark One + 3 meses grátis no plano de 2 anos — sim, leste bem, um desconto de 88%! Quem é que não gosta de descontos “cabeludos”?!

Se ainda não usas uma VPN, este é o pretexto perfeito para te protegeres online. E atenção, para além da VPN segura e rápida, o plano Surfshark One inclui também mascaramento de e-mail, proteção antivírus poderosa, resultados de pesquisa privados e muitas outras funcionalidades que elevam a tua privacidade e segurança digital a outro nível.

Obrigado, Surfshark, por tornares esta aventura tecnológica possível e ainda mais completa!

👉 PODES SABER MAIS SOBRE A CAMPANHA DE BLACK FRIDAY DA SURFSHARK AQUI.H