Como removo facilmente aplicações pré-instaladas do meu smartphone

Escrito por
3 minutos de leitura

No passado, os smartphones vinham pré-carregados com toneladas de aplicações. Quer fossem aplicações da fabricante ou externas, o desinstalar era praticamente impossível, variava de marca para marca e, na grande maioria dos casos, só com root era possível remover. Atualmente temos menos aplicações pré-instaladas mas, em diversos casos, mesmo as aplicações das fabricantes não nos são úteis e desinstalar, nesses casos, é efetivamente impossível. Bem, pelo menos até agora...

A magia de usar Canta e Shizuku 

De forma resumida e imediata, Shizuku é uma aplicação Android que permite que aplicações em smartphones sem root acedam à APIs do sistema e privilégios mais elevados. Existe sempre um risco neste processo, sendo que a aplicação é considerada confiável e, após o equipamento ser reiniciado, os privilégios da aplicação são revogados.

Canta é uma dessas aplicações que pode tirar pleno proveito das possibilidades que o Shizuku oferece. Simplificando, é um desinstalador, mas através do Shizuku podes desinstalar praticamente qualquer aplicação sem ter root no dispositivo. A facilitar, a comunidade que usa Canta utiliza listas de aplicações e que facilitam o utilizador a saber se é seguro, ou não, remover determinada aplicação.

Como usar?

Após instalar a aplicação Canta(F-Droid) e a Shizuku(Play Store) e com um equipamento que tenha Android 11 ou mais recente, basta seguir os passos indicados para ativar o Shizuku, visto que a aplicação Canta necessita que este esteja a funcionar para conseguir remover as aplicações/serviços desejados.

Com um guia passo a passo como opção, basta selecionar a opção de emparelhamento que o processo automaticamente começa. Nesse processo vemos várias mensagens que nos ajudam a selecionar a depuração sem fios no menu das opções de desenvolvedor. Após isso, o sistema dá-nos um código que colocamos na notificação que recebemos da Shizuku.

O processo é depois iniciado e a aplicação fica ativa. Convém, claro, adicionar depois a aplicação Canta aos serviços que confiámos para usar estes privilégios.

Após este processo, podemos abrir a Canta para começar a desinstalar as aplicações indesejadas. A interface acaba por ser igualmente intuitiva, ao indicar aplicações que podem ser sensíveis ao funcionamento do sistema e as que a mesma recomenda remover.

E se me enganar a apagar uma aplicação?

Como podem ver pela terceira imagem em cima, a aplicação mantem uma reciclagem do que foi apagado, sendo que para restaurar basta selecionar o pacote APK desejado e o mesmo será instalado. Isto torna-se útil no caso de desinstalarmos uma aplicação de sistema por engano ou que causa danos ao normal funcionamento do mesmo.

Não tenho o Android 11, posso na mesma usar?

No caso do teu equipamento ter uma versão mais antiga, podes usar todos estes recursos. Para isso precisas do teu computador e seguir os passos para habilitar a aplicação via ADB. Após isso, o serviço fica ativo até reiniciares o telemóvel. As instruções estão igualmente presentes na aplicação.

Vê mais no Droid Reader:

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...

Vantagens do Pixel em relação a outros dispositivos Android

⸱ 7 minutos de leitura

Lenovo Tech World Iberia 2024: Olá, Motorola em Portugal!

⸱ 3 minutos de leitura

DroidCast #10: Android 16, Web Summit e os dobráveis low cost

⸱ 2 minutos de leitura

OPPO Find X8 Pro: descobre todas as 'Specs'

⸱ 2 minutos de leitura