Do bolso para o ecrã: leva as aplicações Galaxy para o Windows
Partilhar

Do bolso para o ecrã: leva as aplicações Galaxy para o Windows

Apesar de não comercializar os seus Galaxy Book em Portugal, a Samsung disponibiliza estes portáteis noutros mercados. Equipados com Windows e a interface One UI Book, oferecem não só um visual alinhado com os smartphones Galaxy, como também uma experiência integrada através das aplicações da marca.

Para muitos utilizadores, isto gerava frustração: se a Samsung não vendia os seus portáteis Windows em certos mercados, pelo menos poderia disponibilizar as suas aplicações para qualquer computador com Windows, certo? Pois bem, este ano isso começou finalmente a mudar. A empresa abriu o ecossistema e passou a permitir o uso das principais aplicações Galaxy em qualquer PC com Windows 11 — e recentemente acrescentou ainda uma aplicação de peso a este conjunto.

Onde começar?

A ação tem início na Microsoft Store onde são diversas as aplicações disponíveis e onde caberá ao utilizador instalar as que pretende. Destaco as principais aplicações, nomeadamente o Samsung Flow, Notes, Galeria, Quick Share e o SmartThings. Todavia, antes destas mesmas aplicações serem possíveis de serem iniciadas, é necessário instalar a Samsung Account. É esta aplicação que fará a ponte entre a nossa conta e tudo o que temos nos nossos dispositivos Samsung:

Após instalada e a conta iniciada, poderemos começar a descarregar e usar as principais aplicações: a Galeria e a de Notas. Aqui, contudo, destaco a mensagem que a Samsung apresenta sempre que entramos numa das aplicações:

Apesar disso, a integração funciona extremamente bem e torna-se útil no momento de criar ou aceder às notas que temos. O mesmo fica válido no acesso à Galeria que, apesar na demora a sincronizar, permite que tenhamos acesso às nossas fotografias sem a necessidade de ir à nuvem:

Controlar os nossos dispositivos também se torna possível

Das redes mais populares da empresa está a SmartThings que, também na sua versão para computador, permite que controlemos os dispositivos associados ou de saber onde estão.

Isto permite herdar os benefícios dos equipamentos que compramos para um controlo mais minucioso e cómodo. Afinal de contas, quem é que nunca quis controlar uma televisão à distância?

Mas não é só o controlo de periféricos que é possível, mas também a troca e partilha de ficheiros e aqui encontramos duas soluções: o Samsung Flow e o famoso Quick Share - este último a já estar disponível no Windows há alguns meses. Estas aplicações destacam-se pela partilha rápida de ficheiros, a primeira para o equipamento Galaxy conectado, e a segunda para qualquer equipamento Android compatível com o padrão que foi também adotado pela Google.

A adição de peso

Muitos utilizadores gostam de ter tudo num mesmo ecossistema, não só facilita a manutenção, mas a usabilidade e até acesso a palavras-pass. A pensar nisso, e numa altura onde navegadores com inteligência artificial ganham força, a Samsung decidiu trazer o seu Browser para o Windows. Sendo elogiado pelas suas ferramentas nativas, a empresa dará ao mesmo acesso à Galaxy AI.

Atualmente disponível em versão beta nos EUA e Coreia do Sul para Windows 10 e 11, esta parece ser a aplicação que faltava para muitos utilizadores usarem esta solução e concorrente aos navegadores da própria Google e Microsoft.

Atenção!

Apesar do guia, importa ressalvar que nem todas as aplicações da Samsung disponíveis na loja da Microsoft são compatíveis com os equipamentos não Galaxy Book. Acresce ainda que, na falta destas funcionalidades, como a possibilidade de realizar chamadas, a Microsoft oferece essa função, assim como a de espelhamento de ecrã, com o seu Vínculo ao Telefone, onde podemos responder também a mensagens e gerir o conteúdo multimédia.