No episódio 9 do DroidCast, eu, Samuel Pinto, junto com o Diogo Simões, analisamos o lançamento do Xiaomi 15/15 Pro, o primeiro smartphone do mercado equipado com o novo e poderoso processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Elite. Como será o confronto do Snapdragon Elite contra o igualmente poderoso A18 Pro da Apple? A chegada do Samsung Galaxy Z Fold Special Edition era inevitável e, ao que parece, está a ser um sucesso.
No entanto, por mais interessantes que sejam os novos gadgets que vão sendo lançados, uma batalha silenciosa e crucial desenrola-se nos bastidores das empresas de tecnologia: a corrida pelos chips de IA. Gigantes tecnológicas como a Google, OpenAI, Samsung, Microsoft, Apple, Amazon, Meta, entre outras, investem fortemente em hardware especializado para impulsionar os seus negócios com novos modelos de inteligência artificial. Quem levará a melhor?
A procura por chips capazes de executar as tarefas relacionadas com IA explodiu nos últimos anos, impulsionada pelo avanço de modelos de linguagem complexos como o GPT-4 da Open AI. A corrida por chips de IA intensifica a competição entre as gigantes tecnológicas, com cada empresa em busca da liderança em desempenho, eficiência energética e a redução dos custos energéticos. O exemplo da Open AI mostra isso mesmo. O plano da empresa é o de construir o seu primeiro chip em parceria com a Broadcom e a TSMC. Como se sairá?
Pegando no tópico da redução dos custos energéticos, empresas como a Google, Amazon e Microsoft começaram a investir em energia nuclear de forma a alimentarem o crescimento dos seus centros de dados e de inteligência artificial. O governo dos EUA apoia o renascimento da energia nuclear. Mas quais as vantagens e desvantagens da energia nuclear?
O futuro da IA depende da capacidade de processamento, e os chips são a chave para desbloquear todo o potencial dessa tecnologia. As empresas que dominarem essa corrida terão uma vantagem competitiva significativa, moldando o futuro da inteligência artificial e seu impacto nas nossas vidas.
Durante a nossa conversa, falámos também sobre o aparente atraso da Apple com a sua Apple Intelligence, em comparação com os seus principais rivais, como a OpenAI e a Google. No entanto, a possibilidade de reverter essa situação a médio prazo é elevada, e a hipótese de a Apple se tornar o principal player em questões de IA é real. Mas como será isso possível?
Para fechar, a partir de agora também colocarei aqui no DroidReader as sugestões dos intervenientes do podcast.
Como sugestão do Diogo - Filme SORRI 2.
Como sugestão minha (Samuel)- Android Update Tracker. Qual é o Android mais recente para o meu smartphone? Localizador de atualizações Android.
Uma conversa a não perder, onde estes e muitos outros assuntos foram dissecados pela dupla do costume: o Diogo Simões e o autor deste artigo, eu, Samuel Pinto.
Podes ouvir o 9º episódio do DroidCast nas plataformas habituais Spotify, Apple Podcasts e no YouTube.
Vê mais no Droid Reader:
Deixa o teu comentário