Google I/O 2024: Eis as novidades do Android 15 & Android Auto
  • Home
  • Notícias
  • Google I/O 2024: Eis as novidades do Android 15 & Android Auto
Filipe Alves

Google I/O 2024: Eis as novidades do Android 15 & Android Auto

PUB

A keynote de ontem da Google I/O 2024 não foi a mais informativa nas mudanças do Android ou até de outras plataformas como o Android Auto.

Contudo, a conferência ainda não acabou e, hoje, a Google decidiu dizer-nos o que realmente muda em cada plataforma. Infelizmente, as mudanças não são tantas quanto esperávamos.

No Android 15, eis as novidades da Google

  • Espaço Privado 
  • Proteção contra reposição de fábrica para impedir roubo de dispositivos 
  • Proteções mais fortes contra fraudes e esquemas (scams) 
  • Logins mais seguros e mais proteções contra ataques de partilha de ecrã 
  • Proteções avançadas de segurança do telemóvel 
  • Experiência de utilizador mais simplificada para passkeys
  • Melhorias na multitarefa em ecrãs grandes

No espaço Privado, podemos ver no vídeo abaixo as grandes diferenças. Basicamente terás um local na tua gaveta de apps que terá de ter dados biométricos para ser visualizado. Algo que já há muito era esperado e que finalmente chega ao Android 15.

0:00
/0:17

Teremos ainda algumas melhorias no que toca à segurança do teu smartphone. Nomeadamente em casos de Roubo. Agora a nova funcionalidade fará com que o teu smartphone fica ainda mais difícil de entrar caso seja roubado ou perdido.

0:00
/0:16

Por fim temos ainda a possibilidade de adicionar mais cartões à Google Wallet. Algo que valorizo seriamente. Ou seja, agora qualquer cartão poderá ficar associado. Mesmo que não seja de multibanco ou VISA.

0:00
/0:14

No Android Auto as mudanças não são muitas

No que toca ao Android Auto a grande melhoria está na possibilidade de criar um Cast mais simples para os utilizadores com sistema no seu automóvel.

0:00
/0:22

Porém, ao que nos foi referido, esta funcionalidade estará disponível apenas em fabricantes que tenham o Android Auto integrado no sistema do automóvel e não um sistema à parte que funciona no ecrã do veículo.

Mais melhorias a considerar nos produtos Google

Em síntese, as outras mudanças são bastante simples. No Wear OS temos melhor autonomia. Na TV temos AI a ser integrada para preencher descrições ausentes ou não traduzidas de filmes, ou programadas.

Por fim, no que toca a AR, a Google informa que Geospatial Creator no Adobe Aero está agora disponível para todos. Atualizações ajudam programadores a criar e a ajustar âncoras em escala no Unity Editor com recurso a linguagem de programação C#. 

Google I/O que se focou apenas em AI

Em suma, podemos dizer que esta Google I/O 2024 foi focada em AI. Tudo o resto passou para segundo plano. Por isso, se estavas à espera de uma bruta mudança no teu smartphone, terás que continuar na fila de espera até ao próximo ano.

Vê mais no Droid Reader:

Filipe Alves profile image Filipe Alves
Publicado a
Notícias Google