Há um enorme hype em volta do novo lineup dos Google Pixel 10. A Google elevou a fasquia com os novos modelos, principalmente no que diz respeito à qualidade fotográfica e funcionalidades de inteligência artificial. Mas o destaque de toda a gama, é o Google Pixel 10 Pro XL, o smartphone mais avançado dos modelos tradicionais. Confere a review ao modelo maior, onde a fotografia e a IA brilham num topo de gama em grande estilo.

Principais especificações do Google Pixel 10 Pro XL
Google Pixel 10 Pro XL | |
---|---|
Processador | Google Tensor G5 (3nm) |
Memória RAM | 16 GB |
Armazenamento | 256 GB Zoned UFS |
Wi-Fi | Wi-Fi 7 802.11be |
Bluetooth | Bluetooth 6.0 |
Conectividade | NFC, USB-C 3.2, UWB, Dual SIM (nano SIM + eSIM) |
Bateria | 5200 mAh, Carregamento rápido com fio: 45W, Sem fio Qi 2.2: 25W |
Certificação e resistência | IP68- à prova de poeira e resistente à água, vidro Corning Gorilla Glass Victus 2 |
Ecrã | 6.8" Super Actua (OLED LTPO),1344 x 2992 a 486 ppi, 1- 120 Hz, 3300 nits de pico |
Câmara frontal | 42 MP- ƒ/2.2 |
Câmaras traseiras | Principal 50 MP-OIS-/ƒ1.68, Ultra grande angular 48 MP-ƒ/1.7, Telefoto 48 MP-OIS-ƒ/2.8 |
Sensores | Sensor ultrassónico de impressão digital embutido no ecrã |
Som | Som Stereo, 3 microfones, Supressão de ruído, Áudio Espacial |
Peso e dimensões | 232 g,162,8 mm (A) x 76,6 mm (L) x 8,5 mm (P) |
Sistema Operativo | Android 16 |
Cores | Obsidiana, Porcelana, Jade e Pedra Lunar |
Design, software e muita IA
Design
O Pixel 10 Pro XL apresenta-se ao mundo com um design praticamente igual ao modelo antecessor. No desporto, é comum dizer-se que em equipa que ganha, não se mexe. Neste caso, parece que a Google partilha dessa filosofia. E como perguntava José Mourinho, porquê? Simples! Porque a Google criou uma identidade própria, um design icónico, em que é muito improvável alguém associar este terminal a outra marca.
O smartphone apresenta a mesma forma do Pixel 9 Pro XL, com painéis de vidro planos na parte frontal e traseira, e uma moldura de metal também plana. A construção é de alta qualidade, com uma combinação de alumínio de grau aeroespacial polido e vidro fosco acetinado, protegidos pelo Corning Gorilla Glass Victus 2, o que confere ao aparelho uma sensação premium e uma boa resistência.
Embora o design do Pixel 10 Pro XL não seja uma revolução, ele refina a estética já conhecida dos Pixel. Quanto à bar camera na parte traseira, esta mantém-se como um elemento distintivo, embora seja um pouco maior nesta nova geração. Sabendo que os gostos são subjetivos, para mim é dos designs mais apetecíveis e bonitos que atualmente posso encontrar no mercado de smartphones.
De salientar ainda o compromisso da Google com o meio ambiente, ao utilizar materiais reciclados na construção e embalagem deste dispositivo.
Software
Este é provavelmente um dos maiores trunfos que o Google Pixel 10 Pro XL pode apresentar. Sendo eu um fã do Android Open Source Project, é com enorme satisfação que vejo a nova interface de utilizador com o design Material 3 Expressive, que permite uma maior personalização de animações, aplicações e temas, tornando a experiência visualmente mais rica e adaptada ao utilizador. Nota que o Material 3 Expressive faz parte do código fonte do Android e consequentemente, é esperado que também seja integrado no Android Open Source Project (AOSP).





Este equipamento made by Google já vem de fábrica com o Android 16 stock, sem aquelas modificações e skins tão características de outras fabricantes. Para mim, é simplesmente a melhor UI que se pode utilizar. Desse modo, tens o Android no seu estado mais puro, com exceção claro, das aplicações/serviços da Google bem como alguns elementos da Pixel UI. Além disso, a gigante das pesquisas oferece 7 anos de atualizações de sistema operativo e de segurança.
IA à vontade do freguês
Este tópico é outro que merece relevância. A inteligência artificial é palavra de ordem no Pixel 10 Pro XL. Embora algumas funcionalidades integradas neste novo modelo já tenham estreado no Pixel 9 Pro (o modelo de onde venho), a verdade é que foram melhoradas e ainda recebeu novas funcionalidades.
Aliás, a ideologia principal da série Pixel 10 baseia-se na inteligência artificial. A Google desenvolveu este terminal com uma premissa simples, entregar a melhor experiência de utilizador possível. Com efeito, os utilizadores terão à sua disposição o resultado prático das funcionalidades de AI na palma das suas mãos.

Experimentei várias, as que eu destaco como bastante úteis no meu dia a dia são as seguintes:
- Pro Res Zoom: zoom a 100x em que a IA melhora os detalhes das fotos.
- Gemini Live: mais rápido e poderoso, permite que o Gemini aceda à tua câmara e te dê orientação visual, destacando elementos diretamente no ecrã.
- Assistente de câmara: a IA dá-te dicas e conselhos em tempo real para obteres o melhor enquadramento, lente mais indicada, o melhor modo e por consequência, melhores fotos.
- Melhor Take Automático: permite a escolha automática da melhor expressão facial em fotos de grupo.
- Adiciona-me melhorado: a funcionalidade de inclusão de todas os elementos em fotografias de grupo foi melhorada.
Por sua vez, a edição de imagens por voz, o Magic Cue e do Daily Hub ainda não estão disponíveis em Portugal, porém é expectável que no futuro próximo chegue a território nacional. Estou ansioso por experimentar e dar feedback sobre a sua utilidade no meu dia a dia.
Ecrã
No que diz respeito ao ecrã do Google Pixel 10 Pro XL, este também é uma das suas características mais interessantes, apresentando tecnologia de topo para uma experiência visual excecional. O Pixel 10 Pro XL integra um painel LTPO OLED de 6,8 polegadas com uma resolução de 2992 x 1344 píxeis a 486 ppi.
A sua tecnologia LTPO permite que a taxa de atualização varie de forma inteligente entre 1Hz e 120Hz, o que otimiza o consumo de energia ao adaptar-se ao conteúdo exibido. Dependendo das tarefas que faças no dispositivo, como ver filmes ou jogar, o ecrã adapta o frame rate de acordo com o que estás a fazer no dispositivo.

Além disso, o ecrã atinge um pico de brilho de 3300 nits, o que garante uma excelente visibilidade mesmo sob luz solar direta. Há alguns modelos no mercado que entregam um pico de brilho mais elevado. Apesar disso, não tive problemas nenhuns a ver o conteúdo exibido no ecrã, mesmo debaixo de sol intenso.
O ecrã integra ainda um sensor de impressão digital ultrassónico para maior segurança, o qual tens que colocar o dedo com firmeza. Uma nova funcionalidade no Ecrã Sempre Ligado chegou, que permite mostrar o papel de parede completo de forma esbatida. Não é uma funcionalidade nova no mercado, contudo, é muito bem vinda à gama Pixel.

Bateria e autonomia
Este ponto, é um dos mais importantes na altura da compra de um smartphone. O Pixel 10 Pro XL está equipado com uma bateria de 5.200 mAh, um incremento muito superficial face ao modelo anterior. Ainda assim, a Google promete uma autonomia de bateria de mais de 24 horas com uma única carga, podendo estender-se até às 100 horas com o modo de poupança de energia extrema.
Na minha utilização, a autonomia de um dia esteve em linha com a promessa da gigante tecnológica americana. A velocidade de carregamento por cabo do Pixel 10 Pro XL oferece uma potência máxima de 45W. Embora não seja o mais rápido do mercado, permite carregar a bateria até 70% em cerca de 30 minutos e uma carga completa em menos de uma hora.

No que toca ao carregamento sem fios, o Pixel 10 Pro XL introduz o Pixelsnap, um novo sistema de carregamento magnético que funciona como o MagSafe da Apple. Este sistema permite um alinhamento perfeito do carregador e outros acessórios (como carteiras ou suportes), garantindo um carregamento mais rápido, seguro e uma conexão consistente para acessórios.
Este equipamento suporta a norma Qi 2.2. Esta norma é uma evolução do Qi original, que incorpora a tecnologia de alinhamento magnético do MagSafe. Isto permite um carregamento sem fios mais eficiente e rápido, chegando a uma potência máxima de 25W com carregadores compatíveis.






Infelizmente por conta do carregamento magnético Pixelsnap, o Pixel 10 Pro XL não suporta carregamento sem fios reverso, como os modelos anteriores. Francamente, para mim é um downgrade que me deixa pena. Frequentemente carregava outros dispositivos, como os meus Pixel Buds Pro 2, bastando apenas colocá-los na parte de trás do telemóvel.

Desempenho do Google Pixel 10 Pro XL
No meu dia a dia, o Google Pixel 10 Pro XL ofereceu-me um desempenho sólido e super fluido. Na minha utilização diária, em navegação web, aplicações, multitarefa e uso do sistema, o Pixel 10 Pro XL é extremamente rápido e eficiente, com a experiência a ser bem fluida.
Este equipamento está para o universo Android, como o iPhone está para o universo iOS. Assim como a Apple, a Google tem uma excelente integração entre o seu software e o seu hardware. O chip caseiro Tensor G5 foi desenhado pela gigante americana e construído pela reputada empresa TSMC numa litografia de 3nm. Desse modo, a performance é otimizada para tarefas inteligentes e de IA, que são o principal foco deste processador.

O Tensor G5 apresenta um avanço significativo em relação ao Tensor G4, com uma melhoria de 34% no desempenho do processador (CPU) e uma melhor gestão térmica. Isto faz com que o telemóvel aqueça menos e consiga manter o desempenho elevado durante mais tempo. A sua unidade de processamento de IA (TPU) é cerca de 60% mais potente do que a do modelo anterior.
No entanto, em termos de desempenho gráfico e em jogos exigentes, o Pixel 10 Pro XL não alcança o mesmo nível dos seus principais concorrentes, que utilizam chips como o Snapdragon 8 Elite ou o A18 Pro. Embora consiga executar a maioria dos jogos sem problemas, não é a melhor escolha para quem procura o desempenho máximo em jogos. No entanto, o telemóvel mostra uma estabilidade notável enquanto carrega, com pouco aquecimento, o que é um ponto positivo.

Em jogos como o Call of Duty Mobile, o frame rate manteve-se estável e consistente. Já no Genshin Impact, que é graficamente mais exigente, a queda de desempenho notou-se, principalmente quando comparei o meu gameplay no Pixel 10 Pro XL com o de outros equipamentos equipados com processadores como o Snapdragon 8 Elite ou o Apple A18 Pro.

Ainda assim, os fps no Pixel 10 Pro XL revelaram-se aceitáveis, mesmo para um jogo tão exigente como este, em que a taxa de quadros por segundo nunca ficou abaixo dos 30 fps. Há muitos jogos para consolas de última geração, que não conseguem melhores resultados.
Câmaras traseiras
Este é um dos pontos que efetivamente mais interessa à esmagadora dos potenciais utilizadores do Pixel 10 Pro XL. Como se comportam as câmaras? Confesso que depois de experimentar equipamentos como o Galaxy S25 Ultra, o Xiaomi 15 Ultra e os iPhones 15 Pro Max e 16 Pro Max, o sentimento misto de apreensão e expectativa em alta, estava cá dentro.
Afinal, os Google Pixel também são das principais referências na fotografia mobile. E o Pixel 10 Pro XL continua esse legado, rivalizando com todos os modelos supracitados e até é melhor em várias nuances. Mas vamos ao que interessa.

As câmaras do Google Pixel 10 Pro XL são um dos seus pontos mais fortes, combinando um bom hardware com o software de processamento de imagem e a inteligência artificial da Google. O foco principal não está apenas no hardware, mas sim na forma como a IA e o novo chip Tensor G5 melhoram cada fotografia e vídeo.
Apesar disso, tenho que mencionar que o pós-processamento deveria ser mais rápido, principalmente no modo de 5o MP. Nos 12 MP o pós-processamento da imagem é mais rápido, mas também é perceptível uma ligeira demora.

O Pixel 10 Pro XL mantém um conjunto de câmaras versátil, com as seguintes especificações:
- Câmara Principal: a câmara principal possui um sensor de 50 MP, com uma abertura de f/1.68 e estabilização ótica de imagem (OIS) com 82° de campo de visão. Este sensor é a base para a maioria das fotos e é otimizado para capturar detalhes e cores precisas em diversas condições de iluminação.
- Câmara Ultra Grande Angular: com um sensor de 48 MP, esta câmara oferece um campo de visão de 123° e uma abertura de f/1.7. É ideal para capturar paisagens e fotos de grupo, e consegue manter uma boa qualidade de imagem, mesmo em ambientes com pouca luz.
- Câmara Teleobjetiva Periscópica: esta câmara de 48 MP oferece um zoom ótico de 5x e é a principal responsável pelo impressionante zoom digital de 100x, mas apenas nos 12 MP. Possui estabilização ótica de imagem (OIS) para garantir fotos nítidas a longas distâncias e tem um campo de visão de 22°.
Câmara principal
A câmara principal do Pixel 10 Pro XL é a estrela do conjunto. As fotos tiradas com ela são excelentes e consistentes. Apresentam umas cores vibrantes e realistas, excelentes detalhes e um vasto alcance dinâmico. O processamento da Google garante que o resultado final é sempre fiel à cena original, sem saturação excessiva.









Lente Ultra Grande Angular
Já a lente ultra grande angular é ideal para paisagens e fotos de grupo. A sua qualidade é impressionante, mantendo um bom detalhe mesmo nas extremidades da imagem, algo que nem todos os telemóveis conseguem fazer. O software corrige a distorção da lente, resultando em imagens limpas e sem distorções ou aberrações na fotografia.









Zoom ótico a 2x e 5x
Este nível de zoom a 2x permite uma aproximação digital de alta qualidade usando o sensor principal, com o software a garantir que a imagem retém um excelente detalhe. É ótimo para retratos e para aproximar-se da ação sem sacrificar a qualidade.
A câmara teleobjetiva periscópica de 48 MP também oferece um zoom ótico puro de 5x. As fotos a este nível de zoom são nítidas e detalhadas, com a estabilização ótica a compensar qualquer movimento. A calibração de cores e o alcance dinâmico também são muito bons.









Zoom Híbrido 10x
O zoom a 10x é um híbrido (mistura de ótico e digital). A IA e o Pro Res Zoom da Google fazem um trabalho notável ao usar dados dos sensores para melhorar a imagem, resultando em fotos com um nível de detalhe bastante bom, muitas vezes superiores ao de outros telemóveis concorrentes. O modo zoom a 10x requer uma boa estabilidade nas mãos ao segurar o equipamento.









Macro
O Pixel 10 Pro XL utiliza a câmara ultra grande angular, com foco automático, para capturar fotos macro. A qualidade é muito boa, permitindo tirar fotos de perto com bastante detalhe, como uma flor ou um inseto, sem a necessidade de uma lente macro dedicada. Os resultados do modo macro acima, ilustram bem a qualidade deste modo.
Modo retrato
O modo retrato do Pixel é um dos mais elogiados no mercado da fotografia mobile. O software de IA faz um trabalho excecional na separação do sujeito do fundo, criando um efeito bokeh com aparência natural e profissional.


Pro Res Zoom
Uma das principais novidade na fotografia do Pixel 10 Pro XL é o Pro Res Zoom. Este é um sistema híbrido que combina o zoom ótico de 5x da câmara teleobjetiva periscópica com um poderoso algoritmo de inteligência artificial. A IA trabalha em conjunto com o novo chip Tensor G5 fazendo upscaling à imagem digitalmente, preenchendo as lacunas e melhorando a qualidade para alcançar o nível de 100x.
Embora o resultado final possa impressionar na maior parte das vezes, há nuances a levar em conta. A qualidade pode variar significativamente dependendo das condições. Em cenários com boa luz e com um sujeito bem definido, a IA consegue produzir resultados surpreendentemente bons. No entanto, em fotos mais complexas ou com pouca luz, a qualidade pode ser menos consistente.
A 100x, as formas gerais e os contornos de objetos distantes são geralmente reconhecíveis e bem definidos, mas os pequenos detalhes, como texto ou texturas finas podem ficar desfocados ou com um aspeto artificial. Ao tentar captar texto a uma distância que a câmara não consegue reconhecer, surge a distorção típica da IA. De realçar que o zoom a mais de 30x só é possível na resolução de 12 MP.








Do topo direito: 0,5x, 1x, 2x, 5x, 10x, 30x, 50x e 100x.








Do topo direito: 0,5x, 1x, 2x, 5x, 10x, 30x, 50x e 100x.




Pro Res Zoom a 100x. À esquerda: imagem original. À direita: imagem processada.
Modo Noturno
O modo noturno, ou Night Sight, é uma funcionalidade icónica dos telemóveis Pixel. A sua qualidade é excelente, mesmo em condições de pouquíssima luz, o software de fotografia computacional consegue produzir imagens nítidas, com cores realistas e com pouco ruído. Para mim, é um dos melhores equipamentos em fotografia noturna que se pode encontrar no mercado mobile neste momento.
Eis alguns exemplos da qualidade das fotografias no Modo Noturno:


















Câmara frontal
A câmara frontal do Pixel 10 Pro XL entrega resultados muito semelhantes ao modo retrato da câmara principal, oferecendo um desfoque de fundo bem conseguido, contribuindo para um efeito bokeh de grande qualidade nas selfies.



Gravação de vídeo
Com o Pixel 10 Pro XL podes gravar vídeos em 4K a 60 fps com todas as câmaras.
Na câmara principal, a qualidade da imagem do vídeo é bastante boa, mas revelou alguma trepidação enquanto caminhava. Por outro lado, o vídeo capturado com a câmara ultra grande angular é bastante estável, no entanto, a imagem apresenta algum ruído perceptível nas áreas de sombra, mesmo em plena luz do dia. A teleobjetiva também consegue capturar vídeos de boa qualidade.

O Pixel 10 Pro XL também oferece a opção de gravar em HDR de 10 bits, mas esta funcionalidade está limitada a 30 fps. A opção de gravar em 8K está disponível neste terminal, mas na verdade, o vídeo é capturado em 4K e depois enviado para a nuvem para ser processado e convertido para 8K através de upscaling. Infelizmente o processador do Pixel 10 Pro XL ainda não consegue gravar vídeos HDR a 60 fps ou a 8K de forma nativa.
Som do Google Pixel 10 Pro XL
Não há muito a acrescentar neste tópico. O Pixel 10 Pro XL oferece uma experiência de áudio e som premium, tanto para quem grava conteúdo quanto para quem consome. A Google continua a destacar-se no processamento de áudio por software, o que resulta em sons mais claros e detalhados.



Uma novidade que apreciei particularmente no Pixel 10 Pro XL é a partilha de áudio. Esta funcionalidade permite que outros utilizadores ouçam a mesmo conteúdo multimédia com os seus próprios auscultadores com LE Audio.
Preço, cores e disponibilidade
O Google Pixel 10 Pro XL está disponível nas cores Obsidiana, Porcelana, Jade e Pedra Lunar, com um preço que começa nos 1329 €. Na compra deste modelo, podes usufruir de 1 ano do Google AI Pro gratuitamente. Esta oferta tem um valor estimado de 263 €.




O Google Pixel 10 Pro XL está disponível nas cores Obsidiana, Porcelana, Jade e Pedra Lunar.
Notas finais
O Google Pixel 10 Pro XL não é apenas mais um smartphone da linha Pixel, é o culminar da visão da Google para o futuro do mobile. Um filosofia e ideologia assente na utilidade prática no dia a dia dos utilizadores. Mantém um design icónico e refinado, alia um software limpo com anos de suporte e aposta fortemente na inteligência artificial como grande motor de diferenciação.
A fotografia continua a ser uma das melhores do mercado, com resultados consistentes e ferramentas de IA que realmente acrescentam valor ao dia a dia. O desempenho é sólido e estável, mesmo que não seja o campeão em números brutos quando comparado com rivais com Snapdragon 8 Elite ou A18 Pro. A autonomia cumpre, o novo Pixelsnap é uma mais-valia, mas a ausência do carregamento reverso sem fios é um retrocesso.

Em resumo, este é um smartphone pensado para quem procura a melhor experiência Android, um uso fluido e assistido por IA, e uma fotografia de referência. Não é o mais indicado para gamers hardcore, mas é uma máquina extremamente equilibrada que coloca a Google na linha da frente dos topos de gama em 2025/26.
Um equipamento que eu recomendo, apesar de não ser perfeito em tudo.
Prós e contras do Google Pixel 10 Pro XL
Prós
- Design apetecível e atraente.
- Excelente ecrã com um elevado pico de brilho.
- Funcionalidades de IA realmente úteis.
- Pro Res Zoom ate 100x com resultados que impressionam.
- Conjunto de câmaras com qualidade de topo.
- Carregamento magnético Pixelsnap Qi2 de 25 W.
- Android praticamente puro com uma UI mais bonita e refinada.
- 7 anos de atualizações de sistema operativo e de segurança.
- Algumas funcionalidades de AI são executadas localmente.

Contras
- Ausência do carregamento reverso sem fios.
- Ainda não grava a 8K nativamente.
- Não é o mais indicado para gaming hardcore.
- Algumas funcionalidade de IA ainda não chegaram a Portugal.
- Alguma demora no pós-processamento de imagem, principalmente nos 50 MP.