O que têm em comum o Google Pixel 7 Pro e o iPhone 14 Pro? Pouco, dirão alguns; muito, dirão outros tantos. O facto é que ambos são smartphones desenvolvidos e mantidos pelas respetivas empresas que criam não só o seu hardware, mas também o software específico para interagir com os componentes escolhidos, o que os diferencia da concorrência, mais abrangente do lado do Android.
Como tal, decidimos comparar o melhor que estas empresas eternas rivais fazem dentro de portas, com vista a ajudar na possível escolha do teu novo companheiro diário.
Dimensões e construção
Neste primeiro ponto a diferença entre os modelos em questão é notória: o Pixel 7 Pro é mais pesado e maior em todas as dimensões, o que faz com que o iPhone 14 Pro seja mais confortável de utilizar apenas com uma mão. No entanto, há que ter em conta que na Apple ainda existe o 14 Pro Max, que inverte aqui as posições e deve ser considerado para quem gosta de equipamentos grandes.
Google Pixel 7 Pro
162,9 x 76,6 x 8,9 mm; 212 g; cores disponíveis: obsidian, snow e hazel
iPhone 14 Pro
147,5 x 71,5 x 7,9 mm; 206 g; cores disponíveis space black, silver, gold e deep purple
O Pixel possui uma moldura de aluminio, que se prolonga pela traseira formando uma espécie de união entre os lados direito e esquerdo, aproveitada para albergar as câmaras. Conta com proteção Gorilla Glass Victus quer atrás, quer à frente, sendo que o vidro frontal é ligeiramente curvo. Já no iPhone encontramos uma moldura mais resistente em aço inoxidável e vidros com proteção Ceramic Shield, de forma a evitar riscos e quebras.
Ambos os smartphones possuem certificação IP68 no que diz respeito à proteção contra líquidos e poeiras; outros pontos em comum são a ausência de jack 3,5 mm, expansão de armazenamento externo e carregador no pacote de venda. Um ponto diferenciador é a utilização de porta USB-C no Pixel, enquanto o iPhone mantém (por enquanto) a ligação Lightning.
Ecrã
Google Pixel 7 Pro
6,7" LTPO OLED, 120 Hz de taxa de atualização, resolução de 1440 x 3120 pixéis, 512 PPP, brilho máximo de 1500 nits, HDR 10+, Always-on display
iPhone 14 Pro
6,1" LTPO 2.0 Super Retina XDR OLED, 120 Hz de taxa de atualização, resolução de 1179 x 2556 pixéis, 460 PPP, brilho máximo de 2000 nits, HDR 10, Always-on dsplay
A primeira e mais notória diferença entre os ecrãs dos dois smartphones é o seu tamanho. Quanto às restantes especificações, como se pode ver acima, trazem vitórias tanto para um modelo como para o outro, dependendo do requisito analisado. De referir que ambos os displays possuem taxa de atualização variável, podendo o do Pixel chegar ao mínimo de 10 Hz e o do iPhone ao mínimo de 1 Hz, com o objetivo de poupar bateria.
Apesar de não ser algo que dê vantagem direta ao iPhone em detrimento do Pixel, há que referir que o primeiro conta com a chamada Ilha Dinâmica, em vez do notch ou do punch hole para a câmara frontal. Pode dizer-se que é uma nova forma de mostrar notificações e interagir com conteúdos a correr em segundo plano.
Câmaras
Google Pixel 7 Pro
Principal: 50 MP, f/1.9, estabilização ótica, autofoco por laser
Ultra-wide: 12 MP, f/2.2, 126º de campo de visão, autofoco, fotografia macro
Telefoto: 48 MP, f/3.5, estabilização ótica, 5x zoom ótico
Frontal: 10.8 MP, f/2.2, 92,8º de campo de visão
iPhone 14 Pro
Principal: 48 MP, f/1.9, estabilização ótica no sensor, autofoco dual-pixel
Ultra-wide: 12 MP, f/2.2, 120º de campo de visão, autofoco, fotografia macro
Telefoto: 12 MP, f/2.8, estabilização ótica, 3x zoom ótico
Frontal: 12 MP, f/1.9, autofoco
Escusado será dizer que estamos perante o que de melhor se pode encontrar no mercado no que à fotografia móvel diz respeito. Apesar de ter sido um Pixel a dar o primeiro passo para a democratização da fotografia computacional, as câmaras dos iPhones são conhecidas pela sua consistência, fidelidade e excelente captura de vídeo.
Por defeito, a câmara do Pixel 7 Pro captura registos com 12,5 MP, enquanto a do iPhone captura com 12 MP. Ambos usam a câmara ultra-wide para fotos em modo macro, mas o Pixel ganha no que ao zoom ótico diz respeito, graças aos 5x contra os 3x do equipamento da maçã.
De uma forma geral, as fotografias capturadas com o Pixel 7 Pro são mais vibrantes, possuem maior contraste e alcance dinâmico, e os tons de pele são mais precisos; já o iPhone 14 Pro oferece uma velocidade de obturação mais rápida, melhores resultados em filmagem e fotos noturnas menos exageradas em certos parâmetros.
Processador
Neste parâmetro há um vencedor claro, pelo menos no que a poder de processamento puro diz respeito: o iPhone 14 Pro. O seu chip A16 Bionic de 4 nm é imbatível face ao Google Tensor G2 de 5 nm presente no Pixel 7 Pro.
O Tensor G2 aposta mais na vertente de aprimorar algumas funcionalidades, como a de tradução em tempo real, deteção de voz, assistente de chamadas, entre outros. Mas a verdade é que, em utilização real diária, é altamente improvável que se note diferença entre ambos os chips.
RAM e armazenamento
O Pixel 7 Pro conta com 12 GB de memória RAM, contra apenas metade no iPhone 14 Pro: 6 GB. Se é verdade que o iOS é conhecido pela sua melhor gestão deste indicador comparativamente ao Android, verdade também é que o software apenas consegue colmatar o défice de hardware até um certo ponto... Como tal, a experiência em multi-tarefa vai sair beneficiada no aparelho da Google.
Nenhum dos equipamentos em questão oferece expansão de armazenamento externo, pelo que a escolha deste parâmetro deve ser feita com consciência logo no ato da compra. Ambos contam com versões de 128, 256 e 512 GB, mas o iPhone 14 Pro consegue ir mais longe ao disponibilizar também 1 TB a quem assim o desejar.
Bateria
Apesar do que as diferenças de números podem sugerir, os 3200 mAh da bateria do iPhone 14 Pro não fazem má figura face aos expressivos 5000 mAh oferecidos pela bateria do Pixel 7 Pro. Ambos passarão facilmente um dia inteiro longe da tomada, com utilização normal, e na hora de recarregar o Pixel fá-lo-á a 30W com cabo e 23W sem fio; já o iPhone carrega a 20W com cabo e 15W sem fio, mas com o carregador proprietário MagSafe. Nem um nem outro smartphone trazem carregador na caixa.
Conclusão
Contrariamente ao que aconteceu no nosso comparativo entre o Pixel 7 e o iPhone 14, aqui não consideramos existir um vencedor claro. A escolha vai depender do utilizador e do ecossistema em que está inserido, ou pretende vir a estar.
Quer o Google Pixel 7 Pro quer o iPhone 14 Pro são excelentes equipamentos, os melhores que as respetivas marcas têm para oferecer. Se um ganha em certos pontos, o outro vence noutros tantos. A diferença de preço existe (com vantagem para o Pixel), mas é menor do que a existente nos modelos atrás referidos, e como tal não constituirá o principal fator difereciador. Nesta decisão vai pesar muito mais o gosto do utilizador e as especificações a que dá preferência mas, acima de tudo, os restantes equipamentos satélite já presentes na vida do cliente e que complementarão o novo smartphone.
Deixa o teu comentário