Uma mão a segurar um Honor Magic6 Lite na cor verde esmeralda
  • Home
  • Reviews
  • Honor Magic6 Lite (Review): design premium a preço apetecível
Samuel Pinto

Honor Magic6 Lite (Review): design premium a preço apetecível

PUB

O Honor Magic6 Lite 5G é um smartphone de gama média que entrelaça alguns recursos incorporados na gama alta, com uma estrutura muito elegante e um design premium, mas a um preço acessível para o conjunto de funcionalidades que oferece. Estaremos perante um dos melhores equipamentos da gama média? Fica atento à review deste dispositivo.

Há uns meses, a Honor colocou no mercado dois terminais distintos, mas com características bem interessantes. Falo do Honor Magic6 Pro e do Honor Magic6 Lite. O primeiro modelo é um topo de gama Android que tem argumentos mais que suficientes para concorrer com um Pixel 8 Pro, um Samsung Galaxy S24 Ultra, ou até mesmo com um iPhone 15 Pro Max.

Traseira do Honor Magic6 Lite na cor verde esmeralda.
Traseira do Honor Magic6 Lite na cor verde esmeralda.

Quanto ao segundo modelo, o Honor Magic6 Lite, é um modelo de gama média com um preço mais apelativo, mas que apesar de tudo, entrega algumas características e funcionalidades que geralmente estão embutidas apenas nos topos de gama. Boa autonomia, um ecrã AMOLED com uma taxa de atualização dinâmica de 120Hz, design premium, um sensor de 108 MP, e um bom desempenho, são alguns dos trunfos que fazem deste Honor Magic6 Lite um dispositivo a ter em consideração.

Principais especificações do Honor Magic6 Lite

O Honor Magic6 Lite apresenta-se ao mundo com as principais especificações técnicas:

Honor Magic6 Lite 5G
Processador Qualcomm Snapdragon 6 Gen 1, GPU Adreno A710
Memória RAM 8 GB
Armazenamento 256 GB
Wi-Fi Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac
Bluetooth 5.1
Conectividade NFC, USB-C 2.0, Dual SIM
Bateria 5300mAh, carregamento a 35W com cabo
Certificação IP53, resistente a poeiras e salpicos de água
Ecrã 6,78" AMOLED, 120 Hz, 1200 nits (pico),1220 x 2652 pixels
Câmara frontal 16 MP, f/2.5 (wide)
Câmaras traseiras 108 MP, f/1.8, (wide), 5 MP, f/2.2, (ultrawide),2 MP, f/2.4, (macro)
Sensores Impressão digital embutida no ecrã.
Som 1 altifalante

Design e software do Honor Magic6 Lite

Design

A primeira coisa que salta à vista é precisamente o design do Honor Magic6 Lite. Como já mencionei acima, a sua aparência transmite a sensação de que estou a segurar um modelo topo de gama. Aliás, a semelhança com o fantástico Huawei Mate 60 Pro+ é evidente. Quando colocados os dois equipamentos lado a lado, percebe-se que efetivamente o Honor Magic6 Lite tem o cunho da irmã Huawei, principalmente quando se olha para o módulo circular da câmara traseira dos dois terminais.

À esquerda o Honor Magic6 Lite e à direita o Huawei Mate 60 Pro +
À esquerda o Honor Magic6 Lite e à direita o Huawei Mate 60 Pro +

As bordas do ecrã são curvadas, o que será do agrado de muitos potenciais utilizadores. A mesma lógica é replicada no painel traseiro em policarbonato que também tem as bordas ligeiramente curvadas e consegue passar a ideia de resistência e robustez. Por sua vez, a moldura é de plástico mas com um acabamento polido que lhe dá aquela sensação de toque metálico. O seu design simples, fino, e minimalista é o que lhe confere uma imagem premium, tão característica em topos de gama.

No que à ergonomia diz respeito, o Honor Magic6 Lite não me surpreende, sendo que o considerei um pouco escorregadio. Porém, com o hábito e com o seu manuseamento, consegui adaptar-me ao equipamento sem grandes problemas. Com o uso de uma capa protetora, a perceção de que é escorregadio simplesmente desaparece.

Software

Relativamente ao software, o Honor Magic6 Lite vem com a sua interface de utilizador baptizada de MagicOS na versão 7.2 que é baseada no Android 13. No entanto, a Honor comprometeu-se em entregar o Android 14 e o Android 15 para este modelo em particular. Apesar do Android 14 ainda não ter aterrado no Honor Magic6 Lite, a expectativa é que ele chegue em breve.

É verdade que chegará um pouco tarde, contudo, e como diz o adágio popular, "mais vale tarde do que nunca". Também estão prometidos pelo menos três anos de atualizações de segurança. Escusado será dizer que os modelos da Honor vem com os serviços da Google já instalados, ao contrário do que infelizmente acontece com os seus irmãos da Huawei.

A interface de utilizador está em linha com outros modelos Honor mais recentes. Para quem está familiarizado com outras fabricantes, as semelhanças com o HarmonyOS da Huawei ou o iOS da Apple são evidentes. Para aceder à central de controlo e às notificações a mecânica é praticamente igual à do iOS, isto é, deslizando do canto superior direito acedes à central de controlo, deslizando do topo central para o centro do ecrã, surgem as notificações.

MagicOS da Honor

O estilo do ecrã inicial também é semelhante ao do iOS onde todas as aplicações são exibidas no ecrã principal. Apesar disso, os verdadeiros puristas Android podem alterar o estilo do ecrã principal para a gaveta de aplicações tão característica das ultimas versões do Android. Sendo eu um purista Android, a realidade é que não tive dificuldades em adaptar-me à interface MagicOS do Honor Magic6 Lite.

Por fim, uma vasta panóplia de opções de personalização no equipamento estão à disposição dos utilizadores, logo, para quem não gosta da interface padrão é fácil personalizar ao seu gosto. Várias aplicações da Honor e de terceiros vêm pré-instaladas, mas facilmente podem ser desinstaladas caso não façam falta.

Ecrã AMOLED do Honor Magic6 Lite

Um dos trunfos do Honor Magic6 Lite é o seu ecrã AMOLED de 6,78 polegadas de resolução Full HD+ (1200 x 2652 pixels) com uma densidade de 429 pixels por polegada e uma taxa de atualização dinâmica de 120 Hz. Este ecrã proporciona uma excelente experiência de visualização com 1200 nits de luminosidade de pico, um dos mais brilhantes nesta faixa de preço.

É digno de nota que este ecrã também tem incorporado a tecnologia DCI-P3, o que é uma boa adição para quem valoriza a precisão das cores. Já que toco no tópico das cores, o Honor Magic6 Lite oferece a possibilidade de personalizar a cor e temperatura do ecrã. É possível alternar entre o modo Vívido e o modo Normal e ajustar a temperatura da cor para quente ou fria, com recurso a uma paleta de cores consoante as preferências.

A Honor também teve o cuidado de reforçar o ecrã para que seja o mais resistente possível às quedas. Nesse sentido, a tecnologia HONOR Ultra-Bounce oferece uma melhor proteção anti-queda. Esta nova proteção categorizada em três níveis, proporciona múltiplos reforços para o ecrã, para a estrutura e para os compartimentos internos. Segundo a fabricante, este novo material de amortecimento pode absorver até 1,2 vezes o impacto de uma queda.

Para fechar este tópico, o Honor Magic 6 Lite tem embutido o leitor de impressões digitais no ecrã e o seu funcionamento foi irrepreensível durante todo o tempo que o usei. O smartphone desbloqueava de uma forma rápida e precisa. Embora o sensor esteja posicionado mais abaixo no ecrã, lá tive que me acostumar à sua posição, o que não foi complicado. É tudo uma questão de hábito. A opção de reconhecimento facial 2D para desbloquear o ecrã também está disponível, no entanto, não é robusta e segura como é o Face ID da Apple.

Bateria e autonomia

No que concerne à bateria e autonomia, o Honor Magic6 Lite também se destaca pela positiva. Segundo a empresa, a bateria de 5300 mAh é suficiente para dois dias de uso. Mesmo para utilizadores mais intensivos, o Honor Magic6 Lite entrega uma autonomia de cerca de 17 horas de reprodução de vídeo online e de 11 horas em jogos online. Valores bem interessantes, tendo em conta que o consumo de conteúdo multimédia é o que mais drena a bateria.

Com um adaptador de 35 W, (não incluído na caixa) o máximo suportado por este modelo, a bateria do Magic6 Lite pode ser carregada em aproximadamente 2 horas. Uma ligeira redução face ao modelo antecessor que suportava velocidades de carregamento de até 4o W. Talvez seja por isso que a Honor anunciou que mesmo após 1000 ciclos de carga e descarga o nível de saúde da bateria mantém-se acima dos 80%. Uma redução de velocidade de carregamento para uma melhor saúde para a bateria? Só o tempo o comprovará.

Ainda assim, a minha experiência com a autonomia deste terminal vai ao encontro do anunciado pela marca. Na minha utilização diária, (chamadas, videochamadas, mensagens, notificações, YouTube, plataformas de stream, jogos casuais, navegação web e leitura) consegui chegar ao fim do dia com uma percentagem que variava entre os 50 e 60% de bateria restante. Valores muito satisfatórios!

Desempenho do processador Qualcomm Snapdragon 6 Gen 1

A alimentar o desempenho do Honor Magic6 Lite, está um SoC de gama média, o Qualcomm Snapdragon 6 Gen 1 de 4 nanómetros. Com este processador, o desempenho do Magic6 Lite teve um aumento de 40% na CPU e de 35% na GPU quando comparado com o chip que equipava o modelo antecessor. Logicamente que não se pode esperar um desempenho semelhante aos chips topos de gama das várias fabricantes. A diferença de preço é descomunal.

Apesar disso, e para o preço pedido pelo Honor Magic6 Lite estamos perante um processador que está listado no top 5 dos melhores processadores do segmento. Ainda que nos testes técnicos de benchmark não saia na frente, principalmente no processamento gráfico, a realidade é que na utilização diária a diferença entre eles não é tão perceptível ao comum utilizador. Na minha utilização diária, o equipamento era bastante responsivo e rápido o suficiente para as tarefas quotidianas.

Logo do Qualcomm Snapdragon 6 Gen 1
Logo do Qualcomm Snapdragon 6 Gen 1

Em jogos mais puxados a nível gráfico, notava-se uma queda do frame rate, mas mesmo assim com uma taxa de quadros perfeitamente aceitável que andava na casa dos 30 fps. Desse modo, o Honor Magic6 Lite tem um desempenho mais que suficiente para lidar com jogos mais pesados, ainda que a taxa de quadros desça um pouco. Obviamente que em certos jogos será necessário reduzir as configurações e os gráficos para manter um frame rate aceitável.

Este terminal conta com 8 GB de memória RAM + 8 GB adicionais com recurso à funcionalidade Honor RAM Turbo. Numa análise mais redutora e simplista, esta funcionalidade permite que os 8 GB de memória virtual adicionais, venham do armazenamento interno. Na prática isso permite ter muitas aplicações abertas em simultâneo sem prejudicar a sua utilização in loco. Já que falo em armazenamento interno o Honor Magic6 Lite tem 256 GB.

Câmaras traseiras

Albergado na traseira do Honor Magic6 Lite encontramos um módulo de câmaras com três lentes que são elas as seguintes:

  • Câmara principal de 108 MP com uma abertura f/1.75 e zoom digital sem perdas de 3X.
  • Câmara ultra grande angular de 5 MP com uma abertura f/2.2.
  • Câmara macro de 2 MP com uma abertura f/2.4.

O conjunto de câmaras do Honor Magic6 Lite no geral entrega uma experiência aceitável, mas é a lente principal de 108 MP que se destaca das outras duas. A câmera principal impressiona pela positiva graças à sua resolução, mas o mesmo já não pode ser dito das outras câmaras.

A lente de 108 MP com foco automático consegue resultados muito bons principalmente em ambientes bem iluminados entregando fotografias com cores realistas, vibrantes, detalhadas e com boas definições nas texturas. O Honor Magic6 Lite não possui zoom óptico em virtude da alta resolução no sensor de 108 MP, mas é possível usá-lo para fazer zoom digital até 3x.

Modulo das 3 câmaras traseiras do Honor Magic6 Lite
Modulo das 3 câmaras traseiras do Honor Magic6 Lite

Por sua vez o Modo Noite também entrega fotografias perfeitamente aceitáveis, porém sem OIS (estabilização ótica de imagem) é necessário uma mão firme para que as fotografias saiam nítidas. Ainda no Modo Noite, em ambientes muito escuros ainda é perceptível algum ruído nas imagens e carência nos detalhes. Nestes cenários, quanto mais luz existir no ambiente, melhores resultados são conseguidos pelo sensor de 108 MP.

No que concerne aos sensores macro e ultra grande angular, os resultados por eles apresentados não são tão satisfatórios como deveriam ser. A lente macro de 2 MP peca pela sua baixa resolução, ao passo que a lente ultra grande angular de 5 MP entrega fotos com algum ruído e com falta de alguns detalhes. Seja como for, são lentes perfeitamente capazes de registar um momento para a posterioridade. A funcionalidade de inteligência artificial incorporada na aplicação Câmara poderá em última instância melhorar a qualidade das fotos capturadas.

Alguns exemplos da qualidade fotográfica das câmaras traseiras do Honor Magic6 Lite:

Modo retrato 1x

Modo retrato 2x

Modo Noite 1x

Modo Noite 3x

Ultra grande angular 0,6x

Grande angular 1x

Grande angular 3x (zoom digital)

Zoom digital 8x

Fotografias Macro

Câmara frontal

Da mesma forma, a câmara frontal de 16 MP com uma abertura de f/2.5 não é revolucionária mas é bastante competente, entregando boas fotos principalmente em ambientes com boa luminosidade. O Modo Retrato também é competente e confiável o suficiente para registos fotográficos, com um fundo desfocado (conhecido como efeito bokeh) satisfatório. De igual forma, o isolamento do primeiro plano (close-up) também apresenta resultados aceitáveis, o esperado para um equipamento desta faixa de preço.

Fotografias com a câmara frontal

Câmara frontal do Honor Magic6 Lite no modo retrato
Câmara frontal do Honor Magic6 Lite no modo retrato
Câmara frontal do Honor Magic6 Lite com o modo retrato desativado
Câmara frontal do Honor Magic6 Lite com o modo retrato desativado

Gravação de vídeo

  • Câmara frontal- 1080p a 30 fps.
  • Câmara traseira- 4K a 30 fps / 1080p a 60 fps.

Em gravação de vídeo, o Honor Magic6 Lite não é impressionante. A falta de estabilização ótica de imagem é na minha opinião o principal fator para que os vídeos não sejam fluídos e suaves. Apesar de tudo, gravações 1080p a 30 fps parecem apresentar algumas melhorias de estabilização digital. Se bem que para a captura de um momento para mais tarde recordar, a gravação de vídeo do Honor Magic6 Lite será suficiente para um vasto leque de utilizadores não tão exigentes.

Peso e dimensões

  • Peso- 185 gramas.
  • Altura- 163,6 mm.
  • Largura- 75,5 mm.
  • Profundidade- 7,98 mm

Conteúdo da caixa

  • Honor Magic6 Lite.
  • Cabo USB-A para USB-C.

Preço, cores e disponibilidade

O Honor Magic6 Lite está disponível em Portugal nas lojas físicas habituais com um valor que pode variar entre os 349€ e os 399€. Ocasionalmente algumas lojas online de produtos eletrónicos conseguem preços ainda mais baixos.

À data desta publicação, o Honor Magic6 Lite está disponível em Portugal nas cores verde esmeralda e preto meia-noite.

Notas finais

Em conclusão, o Honor Magic6 Lite entrega bastantes funcionalidades para o preço pedido. Se procuras em específico um equipamento desta faixa de preço, mas com um design atraente, uma excelente autonomia, uma câmara principal competente e um fantástico ecrã AMOLED com 120 Hz de taxa de refrescamento, dificilmente encontrarás algum modelo concorrente que o supere.

Não é perfeito em todas as nuances como é lógico, nem os topos de gama o são. Contudo, este modelo em particular é um terminal que em relação qualidade/preço chamará à atenção de potenciais utilizadores com um budget mais modesto. É evidente que há no mercado modelos de gama média com argumentos mais convincentes, mas o preço também é mais elevado. Para muitos, pode não compensar despender mais dinheiro por incrementos que em substância, não são absurdamente melhores dos que o do Honor Magic6 Lite.

Prós e contras do Honor Magic6 Lite

Prós

  • Design atraente com aparência premium.
  • Excelente ecrã AMOLED com cores bem calibradas.
  • Taxa de atualização dinâmica de 120 Hz.
  • Muito boa autonomia.
  • O sensor de 108 MP obtém bons resultados.
  • Tecnologia DCI-P3 incorporada no ecrã.
  • Muita capacidade de armazenamento interno.
  • Um bom desempenho no geral.
  • Mais resistente às quedas.

Contras

  • Falta de OIS para uma melhor estabilização em vídeo.
  • Lente macro com poucos MP.
  • As atualizações do sistema Android chegam tarde.
  • Lente 0,6x podia ser melhor.
  • Carregamento um pouco mais lento que o modelo antecessor.

Vê mais no Droid Reader:

Samuel Pinto profile image Samuel Pinto
Publicado a
Reviews Honor