A Huawei desvendou oficialmente o seu Mate XT Ultimate, o primeiro smartphone do mundo com um sistema de dobra dupla, são (mesmo) duas dobradiças. O preço? O equivalente a 2 500 euros, mas só deverá ser vendido na China.
Totalmente aberto dá-nos um ecrã de 10,2 polegadas de diagonal. Parcialmente dobrado (ou aberto), temos um ecrã de 7,9 polegadas. Totalmente fechado, temos um ecrã de 6,4 polegadas, com o tradicional aspeto de "barra".
Ainda que à primeira vista possa parecer complexo, o Huawei Mate XT Ultimate surpreende pela reduzida espessura, com apenas 3,6 mm quando aberto (espessura de cada painel).
Tem um peso de 298 gramas e um grande módulo de câmaras baseado no sistema presente no Mate X5.
Um grande ecrã dobrável em duas zonas
O smartphone Huawei é composto, tecnicamente, por um único ecrã OLED LTPO flexível com taxa de atualização de 120 Hz e suporte para 10 mil milhões de cores. Já a sua resolução total é de 3,184 x 2,232 pixeis, que se ajusta para 2,232 x 2,048 e 2,232 x 1,008 pixeis, dependendo da configuração de dobragem do telefone.
A fabricante apelida este ecrã “3K”, colocando-o como um meio-termo entre 2K (QHD) e 4K. Note-se ainda que o ecrã tem uma proporção de 92% de área útil, com o ecrã totalmente desdobrado de 10,2 polegadas a entregar uma relação de aspeto de 16:11.
A Huawei também afirma melhorar o ecrã para maior qualidade e coesão com "qualidade de imagem computacional em IA".
Poderosa câmara fotográfica no Huawei Mate XT Ultimate
O sistema de câmara principal, traseiro, é bastante similar ao do Mate X5 mas incorpora características da gama Huawei P. Por exemplo, temos o sensor principal de 50 MP com PDAF e OIS, com o sistema de abertura variável f/1.4-f/4.0 que encontramos no Huawei P60 Pro.
A isto soma-se um sensor de 12 MP para telefoto com ampliação (zoom) ótica de 5,5x, bem como uma câmara de 12 MP ultra grande angular, além do módulo para o sistema de laser autofocus.
Há também uma câmara frontal de 8 MP com a configuração punch hole, a perfurar o ecrã.
Dobradiça inspirada na estação espacial chinesa Tiangong
O sistema de dobradiças do Huawei Mate XT Ultimate foi batizado em honra da estação espacial chinesa Tiangong, permitindo uma dobra e flexão interna e externa. Para tal usa essencialmente dois carris com partes móveis para garantir que não existe qualquer espaço quando o ecrã é dobrado.
A Huawei afirma que o modo de ecrã único do Mate XT é ideal para tarefas diárias, o modo de ecrã duplo é otimizado para navegação na web e leitura, ao passo que o modo de ecrã triplo totalmente desdobrado é o melhor para trabalhos ou estudos detalhados e visualizar documentos maiores como folhas de cálculo.
Em síntese, o grande ecrã promete melhorar as ferramentas de produtividade, como email, gestão financeira, multi tarefa, reprodução de vídeo e funcionalidades baseadas em IA.
No entanto, a Huawei não especificou se estas ferramentas de IA são baseadas na nuvem ou no dispositivo, e não sabemos qual é o processador deste telemóvel dobrável. Sabemos, todavia, que o telefone vem com 16 GB de RAM.
Possivelmente o mais ambicioso smartphone apresentado em 2024
O novo telemóvel Huawei conta com o assistente vocal atualizado Xiaoyi, conhecido internacionalmente como Celia. As funções de IA incluem conversão de voz em texto, divisão automática de ecrã, tradução de documentos em tempo real e retoque de fotos.
Estas capacidades e atributos funcionam com o HarmonyOS 4.2, um sistema baseado no Android Open Source Project (AOSP) sem os serviços da Google.
Note-se ainda que uma característica chave disponível apenas no mercado chinês é a comunicação por satélite bidirecional, que se conecta apenas a satélites Tiantong através da China Telecom.
O Huawei Mate XT Ultimate conta com uma bateria de 5 600 mAh composta por três células energéticas. Tem uma potência de carregamento máximo a 66 W, com carga sem fios até 50 W, além de suportar carregamento sem-fios reverso.
Por fim, todos os modelos têm 16 GB de RAM, estando disponíveis duas versões de armazenamento adicionais que custam 21.999 yuan (perto de 2.800 euros) para o modelo de 512 GB e 23.999 yuan (perto de 3.000 euros) para o dispositivo com 1 TB.
Vê mais no Droid Reader:
Deixa o teu comentário