O Google Podcasts morreu... E o sucessor (YouTube Music) não serve!
  • Home
  • Notícias
  • O Google Podcasts morreu... E o sucessor (YouTube Music) não serve!
Por Abílio Rodrigues

O Google Podcasts morreu... E o sucessor (YouTube Music) não serve!

PUB

O Google Podcasts foi o mais recente serviço a juntar-se ao cemitério da Google. A empresa está a pedir aos utilizadores que migrem para o YouTube Music, mas, seis meses após o anúncio do encerramento, este serviço focado em música ainda apresenta várias falhas, como a indisponibilidade do podcast "Made by Google".

Embora seja possível ouvir o podcast "Made by Google" no YouTube, este não aparece no YouTube Music quando pesquisado com o filtro de podcasts. No entanto, utilizar o YouTube para consumir podcasts está longe de ser ideal. Se não fores assinante Premium, terás de manter o ecrã ligado e ver a capa estática do podcast, uma vez que a reprodução em segundo plano é exclusiva para a subscrição paga.

Este problema estende-se a todo o YouTube Music como plataforma de podcasts. Em vez de trabalhar com qualquer podcast baseado em RSS como qualquer outra aplicação de podcasts concorrente, a Google decidiu dificultar as coisas.

A Google parece ter acabado com o serviço Podcasts para empurrar os utilizadores para o inferior YouTube Music.

Inicialmente, o YouTube Music apenas oferecia uma seleção de podcasts carregados no YouTube e marcados como conteúdo de podcast na plataforma de vídeo. A empresa facilitou o processo, para que os criadores pudessem adicionar os seus podcasts ao serviço, mas cabe-lhes a eles tornarem-se ativos para serem visíveis no YouTube Music.

No estilo típico da Google, a empresa acabou com uma solução alternativa pouco eficiente para adicionar qualquer conteúdo de podcast, que geralmente pode ser encontrado através da pesquisa em quase todos os outros reprodutores de podcast.

Para adicionares um podcast que não está disponível nativamente no YouTube Music à tua biblioteca, terás de ir à tua biblioteca, selecionar podcasts e procurar o atalho "Adicionar podcast", que abre uma caixa para inserir um URL. É necessário usar soluções alternativas semelhantes noutras aplicações quando se pretende adicionar feeds RSS personalizados (como os protegidos por senha do Patreon), mas raramente isto é necessário para podcasts populares e publicamente disponíveis.

No caso do YouTube Music, é até visível um aviso de que um podcast adicionado desta forma não adere necessariamente às diretrizes da comunidade do YouTube, mesmo que seja essa a forma de funcionamento de todas as outras aplicações de podcasts (incluindo o defunto Google Podcasts).

Desafios do YouTube Music como alternativa

Tendo apenas como base a pobre seleção de podcasts, o YouTube Music é uma alternativa inferior ao Google Podcasts desde o início. A maioria das pessoas gostava do Google Podcasts pela sua simplicidade, e provavelmente não ficará satisfeita por ser obrigada a ouvir os seus podcasts favoritos dentro de um serviço que é principalmente direcionado para a música.

No final de contas, isso provavelmente significa que muitas pessoas irão optar por uma alternativa que não seja feita pela Google.

No pior cenário para a Google, muitas pessoas podem mesmo vir a abandonar o YouTube Music em favor do Spotify. Este serviço tem também inúmeros problemas, mas pelo menos oferece praticamente todos os podcasts que possas estar à procura sem soluções alternativas complicadas, o que é, sem dúvida, mais elegante do que a confusão do YouTube Music.

Vê mais no Droid Reader:

Por Abílio Rodrigues profile image Abílio Rodrigues
Publicado a
Notícias Google