• Home
  • Comparativo
  • Samsung Galaxy Z Fold 5 vs Z Fold 4: encontra as diferenças
Samsung Galaxy Z Fold 5 vs Z Fold 4: encontra as diferenças
Por Pedro Alves

Samsung Galaxy Z Fold 5 vs Z Fold 4: encontra as diferenças

O mais avançado smartphone dobrável existente no mercado foi anunciado muito recentemente: falamos, claro está, do Samsung Galaxy Z Fold 5. Com a marca coreana a dominar a presença neste mercado ainda de nicho, graças a este Z Fold mas também à gama Z Flip, é natural que surjam comparações caseiras, entre modelos semelhantes mas de anos diferentes. Com isso em mente, decidimos colocar lado a lado o novíssimo Z Fold 5 e o seu antecessor, o Z Fold 4, de forma a tentarmos perceber se vale a pena ou não fazer o upgrade.

Resumo de especificações

Z Fold 4 Z Fold 5
Tamanho aberto 155.1 x 130.1 x 6.3 mm 154.9 x 129.9 x 6.1 mm
Tamanho dobrado 155.1 x 67.1 x 14.2-15.8 mm 154.9 x 67.1 x 13.4 mm
Peso 263 g 253 g
Ecrã interno Dynamic AMOLED 2X, 7,6", 120 Hz, 1300 nits Dynamic AMOLED 2X, 7,6", 120 Hz, 1750 nits
Ecrã externo Dynamic AMOLED 2X, 6,2", 120 Hz, 1500 nits Dynamic AMOLED 2X, 6,2", 120 Hz, 1750 nits
Câmaras 50+10+12 MP 50+10+12 MP
Chip Snapdragon 8+ Gen 1 Snapdragon 8 Gen 2
RAM 12 GB 12 GB
Armazenamento 256 GB, 512 GB, 1 TB 256 GB, 512 GB, 1 TB
Bateria 4400 mAh 4400 mAh
Carregamento 25W com fio, 15W sem fio 25W com fio, 15W sem fio
Cores Graygreen, Phantom Black e Beige Icy Blue, Phantom Black, Cream

Design e tamanho

Samsung Galaxy Z Fold 4

As mudanças de design entre estes modelos são de mero pormenor. Um olhar menos treinado não os vai distinguir, pois a semelhança é notável. Ainda assim, o Z Fold 5 consegue ser ligeiramente mais fino e leve que o Z Fold 4, muito graças à nova dobradiça que faz com que ambas as metades do equipamento assentem perfeitamente uma na outra, quando o mesmo está fechado, sem um intervalo perceptível. A evolução foi notável neste ponto.

O conjunto de câmaras, quer internas quer externas, é similar, mas as opções de cores diferem ligeiramente entre os equipamentos, sendo este aspeto meramente uma questão de gosto pessoal.

Ecrã

Samsung Galaxy Z Fold 5

As únicas diferenças visíveis entre os ecrãs destes Fold residem no brilho máximo, que é naturalmente superior no modelo mais recente; tudo o resto (tamanhos, taxas de atualização e resoluções) foram praticamente decalcados entre gerações. A durabilidade, pelo menos teoricamente, também deverá ser melhor no novo smartphone, graças à presença da tecnologia Gorilla Glass Victus 2 quer na parte frontal, quer na traseira; o Z Fold 4 contava com proteção Gorilla Glass Victus+.

Câmara

Samsung Galaxy Z Fold 4

Olhando unicamente para o papel, facilmente se verifica que as características dos conjuntos de câmaras dos smartphones visados foram fotocopiadas de um ano para o outro. Não é que isto seja negativo, muito pelo contrário: do Z Fold 3 para o Z Fold 4 foi operada uma melhoria significativa no quesito fotográfico, que tornou este último numa referência dentro do segmento. Ora, seguindo o Z Fold 5 a mesma tendência, melhorada graças ao processador mais recente, as capturas conseguidas serão certamente de elevado valor.

Processador, RAM e armazenamento

Samsung Galaxy Z Fold 5

O Z Fold 4 contava com os préstimos de um Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1, enquanto o Z Fold 5 tem incorporado o mais atual Snapdragon 8 Gen 2, utilizado em toda a gama Galaxy S23. Quer um, quer o outro, serão capazes de executar qualquer tarefa com elevada fluidez, agora e no futuro. Porém, e em abono da verdade, se todos os segundos poupados e GHz ganhos te fizerem diferença, no mais recente smartphone está o caminho a seguir.

No que concerne à RAM e às opções de armazenamento, não existem diferenças: são 12 GB de memória e opções com 256 GB, 512 GB e 1 TB de armazenamento interno, não expansível.

Bateria e carregamento

Mais um aspeto que, se não estivesse aqui presente, nenhuma diferença faria, pois as novidades são nulas. A capacidade das baterias destes dobráveis é de 4400 mAh, sendo o carregamento de até 25W com fio, 15W sem fio, e inverso de 4,5W. Em teoria, como o mais recente chip da Qualcomm, utilizado no Z Fold 5, é mais eficiente, espera-se que isso se traduza numa autonomia superior. Apenas os testes de uso final revelarão a veracidade deste argumento, contudo uma coisa é certa: a perder não vai ficar, certamente.

Conclusão

Acaba por ser simples concluir este artigo, como penso ter ficado perceptível ao longo do mesmo.

Assim, se é a primeira vez que vais comprar um dobrável deste género, a escolha acertada é o Z Fold 5. Além de ser mais recente, opera mudanças que, podendo até parecer menores, são extremamente importantes e reveladoras da maturidade que a Samsung conseguiu atingir nesta gama de produtos.

Por outro lado, se possuis um Z Fold 4, controla o ímpeto de compra: não vale a pena mudares para o novo modelo. As diferenças não justificam o investimento extra, e durante o uso diário nem te irias aperceber das mesmas. Aguarda antes pela sexta versão.

Por Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Comparativo Samsung