• Home
  • Notícias
  • Samsung revela a One UI 5 acompanhada pelo Android 13
Samsung revela a One UI 5 acompanhada pelo Android 13
Por Pedro Alves

Samsung revela a One UI 5 acompanhada pelo Android 13

PUB

A Samsung mostrou ao mundo de forma oficial a mais recente atualização da sua interface One UI, que vai já na versão 5, e que corre agora sobre o Android 13 da Google.

Novidades da One UI 5

Apesar das diferenças entre o Android 12 e o 13 não serem extremamente radicais, a Samsung aproveitou para redefinir de certa forma a sua interpretação do novo sistema, aproveitando para melhorar e atualizar alguns aspetos.

E nada melhor para começar do que com aquilo com que o utilizador se depara mal pega no smartphone: o ecrã de bloqueio. Na One UI 5 o mesmo foi bastante renovado, contando agora com novos estilos de relógios, papeis de parede animados, e a possibilidade de editar elementos e widgets diretamente nesse mesmo ecrã. É impossível não relacionar esta última funcionalidade com algo sememelhante incluído recentemente no iOS 16...

Outra das novidades é a inclusão de modos de notificações e definições, que podem ser personalizados de acordo com diversas ocasiões do nosso dia, como por exemplo trabalho, lazer, etc. Isto faz com que o utilizador Galaxy se possa focar naquilo que mais lhe interessa em determinado momento, evitando distrações desnecessárias.

Ainda no âmbito da personalização é possível escolher pilhas de widgets, e navegar entre os selecionados, e um widget de sugestões inteligentes, que analisa o padrão de utilização do smartphone para sugerir ao utilizador ações e aplicações relevantes.

O reconhecimento de texto em imagens e fotos foi melhorado, contribuindo também para o sucesso de uma nova funcionalidade que notifica o utilizador quando este partilha uma imagem que possa conter informação pessoal sensível.

Disponibilidade

A marca coreana já libertou versões beta do seu novo sistema para alguns smartphones da série Galaxy S22, e referiu que a versão final chegará em poucas semanas, primeiramente a estas mesmas máquinas. Seguir-se-ão a série S21 e os Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4. Apesar disto, ainda não existe um calendário final definido para chegada à restante gama quer de smartphones, quer de tablets.

Por Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Notícias Samsung