A gama de smartphones S22 da Samsung foi das mais bem sucedidas deste ano. Aliás, a marca coreana tem apresentados resultados de vendas bastante expressivos, e certamente que para isso contribuíram os flagships S22, S22+ e S22 Ultra. Estes equipamentos trouxeram melhorias significativas face aos seus antecessores, que foram suficientes para convencer os utilizadores a adotarem um modelo desta gama.
No entanto, o mercado não para, e, como tal, estão já na calha aqueles que serão os substitutos naturais dos visados: estamos a falar da gama S23. Com data de lançamento praticamente confirmada para um evento Unpacked a ocorrer na primeira semana de Fevereiro de 2023, o S23, S23+ e S23 Ultra chegarão ao mercado em toda a sua glória para garantirem a manutenção da Samsung nos lugares cimeiros da preferência dos utilizadores.
Mas afinal o que é que já sabemos até agora acerca do S23?
Design e ecrã
Segundo renders não oficiais que já surgiram na internet, os novos modelos serão bastante semelhantes aos seus antecessores: irão manter os mesmos tamanhos de ecrã com câmara frontal central, e moldura de metal. A diferença mais notória terá lugar no S23 e S23+, cujas câmaras traseiras adotarão o estilo já usado no S22 Ultra: em vez de estarem colocadas num bloco dedicado, ocuparão lugares individuais, separadas entre si. Ou seja, a ser assim, podem antever-se poucas diferenças entre o S22 Ultra e o futuro S23 Ultra, já que a linguagem de design das câmaras do modelo atual já é esta.
Estas informações tornam-se mais credíveis se tivermos em conta as capas não oficiais que também surgiram em leak:
Especificações
Já não é de agora que a Samsung disponibiliza os seus modelos de topo com processadores diferentes, consoante a zona do globo no qual vão ser vendidos: enquanto na Europa encontramos unidades com processador Exynos, noutros locais os smartphones chegam equipados com o chip de topo da Qualcomm. Ora, ao que tudo indica, esta distinção (na maioria das vezes benéfica para os utilizadores da versão com Snapdragon) vai acabar: a gama S23 chegará a todo o mundo equipada com o futuro processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, que será lançado em breve. Os 8 GB de RAM manter-se-ão como valor base para as versões de entrada.
No que diz respeito à autonomia, também há boas notícias: à utilização exclusiva de chips da Qualcomm (mais eficientes que os Exynos), junta-se o facto da capacidade das baterias sofrer um aumento: o S23 ganha mais 200 mAh, e o S23+ passará a usar uma bateria de 4700 mAh.
Câmaras
A componente fotográfica há muito que ocupa um lugar importante na hora de escolher um smartphone, e a Samsung é conhecida por não deixar por mãos alheias a importância que dá a esse aspeto. Como tal, a gama S23 não irá certamente desiludir os amantes da fotografia móvel mais exigentes, principalmente no que concerne ao modelo mais caro.
O S23 Ultra terá à sua disposição uma câmara com uns espantosos 200 MP, o que se traduzirá em melhorias quer na captura fotográfica, quer de vídeo. São esperados resultados sem rival no mercado, pelo menos até a concorrência responder...
Quanto ao S23 e ao S23+, não são esperadas grandes mudanças no que aos sensores diz respeito. No entanto, os resultados obtidos serão positivamente distintos face aos apresentados pelos seus antecessores, graças a melhorias a nível de software e inteligência artificial, que atualmente são tão ou mais importantes muitas vezes que o hardware em si.
Ainda falta algum tempo para os S23 verem oficialmente a luz do dia, e muita tinta ainda vai correr sobre eles até lá. Mas uma coisa é certa: serão garantidamente excelentes escolhas e mostrarão ao mundo o que de melhor é possível fazer neste segmento de mercado
Deixa o teu comentário