As melhores aplicações de mensagens encriptadas para o Android

Escrito por
3 minutos de leitura
As melhores aplicações de mensagens encriptadas para o Android
Photo by Adem AY / Unsplash

Num sistema Android conhecido pelos seus problemas de segurança, muito por conta da sua fragmentação e possibilidade de instalarmos aplicações por lojas externas, a encriptação de ponta-a-ponta é vista como uma necessidade para muitos utilizadores. Porquê? Porque a mensagem enviada é encriptada diretamente pelo nosso equipamento Android para ser descodificada somente pelo destinatário. Isto é importante, não só por questões de segurança, mas para a manutenção da nossa privacidade e dados de conversa, mantendo-nos protegidos de leituras alheias.

Atualmente, e se olharmos para as ofertas da Google nos seus Pixel e da Samsung nos seus Galaxy, muitos destes equipamentos oferecem a aplicação Mensagens, da Google, que permite esta encriptação - em especial as funcionalidades de Chat, o RCS. Mas olhemos para a realidade: nem todos usamos esta aplicação e, muita da nossa interação, acontece em plataformas externas pela troca de media. Assim, a pensar nisto, iremos dar-vos algumas das melhores opções disponíveis na Google Play Store.

Encriptação?

Este processo, como explicado sucintamente em cima, acontece por meio de um algoritmo face ao código da mensagem quando é gerada. Este algoritmo deverá ser o Advanced Encryption Standard, originalmente estabelecido nos EUA em 2001. Utiliza uma chave de 256-bit para encriptar a informação, tornando a mensagem inquebrável o que torna este o padrão mais forte da atualidade.

A verdade é que, quando aplicações como o Facebook Messenger que não oferecem encriptação ou até o Google Mensagens na sua função de RCS que não consegue encriptar mensagens no grupo de pessoas, só para conversas de um-para-um, é preciso considerar alternativas. Neste ponto a Apple está na vanguarda ao conseguir oferecer encriptação a todos os níveis mesmo que só em interações entre sistemas Apple, pelo que os peritos acreditam que temos de olhar para outras alternativas no universo Android.

Wire

A aplicação de mensagens Wire é a primeira na nossa lista e que, sendo open-source, oferece encriptação de ponta-a-ponta para mensagens, ficheiros, vídeos e até chamadas de vídeo em grupo. Tem presente diversas funcionalidades para empresas e de até usar o Wire nos dispositivos de processamento de dados da empresa.

Outra funcionalidade de destaque é que a descodificação das mensagens acontece localmente, ao invés de chaves online em servidores de locais desconhecidos.

Signal

Amplamente conhecida, a aplicação Signal é outra das que suporta a encriptação necessária para manter a nossa privacidade e segurança em qualquer cenário de conversa e conteúdo partilhado.

A aplicação dá ainda ao utilizador funcionalidades de mensagens que se autodestroem, encriptação local, backups e até stickers animados próprios.

Threema

Menos conhecida por cá, a Threema oferece funcionalidades únicas face ao apresentado, ao oferecer uma funcionalidade NaCI de encriptação de dados e até de entrarmos na aplicação de forma anónima e recorrendo a uma chave ID. Existe ainda uma funcionalidade para adicionarmos amigos com contacto QR e as funcionalidades de chat habituais.

A aplicação tem um custo de 5,99€.

WhatsApp

A aplicação mais popular do grupo Meta oferece, desde 2016, encriptação e muito por conta do algoritmo que usam da aplicação Signal. Isto permite a proteção dos dados enviados e recebidos, mantendo ainda as funcionalidades há muito conhecidas, incluindo mensagens que desaparecem, um histórico de transferências e de backups protegidos.

E o Telegram?

A ganhar uma popularidade crescente nos últimos anos, o Telegram não oferece encriptação para cada conversa, mas somente para aquelas que são Secretas. É nesta opção de chat que o utilizador encontrará o mesmo nível de proteção e privacidade do que é oferecido pelo WhatsApp, por exemplo.

Apesar disso, o Telegram dá ao utilizador diversas funcionalidades focadas na privacidade, com conteúdo destrutivo, servidores proxy e um contador para destruir a conta do utilizador. Ainda oferece uma funcionalidade de partilha de ecrã, um editor de vídeo nativo e proteção nos backups.

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...

DroidCast #8: O Android 15 e as crises da Samsung e OpenAI

⸱ 2 minutos de leitura

Android 15 chega agora aos Google Pixel

⸱ 2 minutos de leitura

Diferenças que notarás ao mudares de iPhone para Android

⸱ 7 minutos de leitura

Samsung tem más notícias para quem espera pelo Android 15

⸱ 2 minutos de leitura