• Home
  • Apps & Jogos
  • As melhores aplicações de mensagens encriptadas para o Android
As melhores aplicações de mensagens encriptadas para o Android
Por Diogo Simões

As melhores aplicações de mensagens encriptadas para o Android

PUB

Num sistema Android conhecido pelos seus problemas de segurança, muito por conta da sua fragmentação e possibilidade de instalarmos aplicações por lojas externas, a encriptação de ponta-a-ponta é vista como uma necessidade para muitos utilizadores. Porquê? Porque a mensagem enviada é encriptada diretamente pelo nosso equipamento Android para ser descodificada somente pelo destinatário. Isto é importante, não só por questões de segurança, mas para a manutenção da nossa privacidade e dados de conversa, mantendo-nos protegidos de leituras alheias.

Atualmente, e se olharmos para as ofertas da Google nos seus Pixel e da Samsung nos seus Galaxy, muitos destes equipamentos oferecem já a aplicação Mensagens, da Google, que permite esta encriptação - em especial as funcionalidades de Chat, o RCS. Mas olhemos para a realidade: nem todos usamos esta aplicação e, muita da nossa interação, acontece em plataformas externas pela troca de media. Assim, a pensar nisto, iremos dar-vos algumas das melhores opções disponíveis na Google Play Store.

Encriptação?

Este processo, como explicado sucintamente em cima, acontece por meio de um algoritmo face ao código da mensagem quando é gerada. Este algoritmo deverá ser o Advanced Encryption Standard, originalmente estabelecido nos EUA em 2001. Utiliza uma chave de 256-bit para encriptar a informação, tornando a mensagem inquebrável o que torna este o padrão mais forte da atualidade.

A verdade é que, quando aplicações como o Facebook Messenger que não oferecem encriptação ou até o Google Mensagens na sua função de RCS que não consegue encriptar mensagens no grupo de pessoas, só para conversas de um-para-um, é preciso considerar alternativas. Neste ponto a Apple está na vanguarda ao conseguir oferecer encriptação a todos os níveis mesmo que só em interações entre sistemas Apple, pelo que os peritos acreditam que temos de olhar para outras alternativas no universo Android.

Wire

A aplicação de mensagens Wire é a primeira na nossa lista e que, sendo open-source, oferece encriptação de ponta-a-ponta para mensagens, ficheiros, vídeos e até chamadas de vídeo em grupo. Tem presente diversas funcionalidades para empresas e de até usar o Wire nos dispositivos de processamento de dados da empresa.

Outra funcionalidade de destaque é que a descodificação das mensagens acontece localmente, ao invés de chaves online em servidores de locais desconhecidos.

Signal

Amplamente conhecida, a aplicação Signal é outra das que suporta a encriptação necessária para manter a nossa privacidade e segurança em qualquer cenário de conversa e conteúdo partilhado.

A aplicação dá ainda ao utilizador funcionalidades de mensagens que se autodestroem, encriptação local, backups e até stickers animados próprios.

Threema

Menos conhecida por cá, a Threema oferece funcionalidades únicas face ao apresentado, ao oferecer uma funcionalidade NaCI de encriptação de dados e até de entrarmos na aplicação de forma anónima e recorrendo a uma chave ID. Existe ainda uma funcionalidade para adicionarmos amigos com contacto QR e as funcionalidades de chat habituais.

A aplicação tem um custo de 4,99€.

WhatsApp

A aplicação mais popular do grupo Meta oferece, desde 2016, encriptação e muito por conta do algoritmo que usam da aplicação Signal. Isto permite a proteção dos dados enviados e recebidos, mantendo ainda as funcionalidades há muito conhecidas, incluindo mensagens que desaparecem, um histórico de transferências e de backups protegidos.

Whickr Me

Esta é das aplicações que mais controlo oferece aos nossos dados enviados para além da encriptação das suas semelhantes. Permite assim configurar tempos para uma mensagem ou conteúdo se destruir, dando este controlo adicional ao utilizador.

Apesar de pertencer, desde 2021, à Amazon, a empresa continua o seu foco em privacidade e oferece recompensas para quem conseguir encontrar falhas de segurança na aplicação e um sistema para verificação de identidade para cada utilizador com que conversamos.

E o Telegram?

A ganhar uma popularidade crescente nos últimos anos, o Telegram não oferece encriptação para cada conversa, mas somente para aquelas que são Secretas. É nesta opção de chat que o utilizador encontrará o mesmo nível de proteção e privacidade do que é oferecido pelo WhatsApp, por exemplo.

Apesar disso, o Telegram dá ao utilizador diversas funcionalidades focadas na privacidade, com conteúdo destrutivo, servidores proxy e um contador para destruir a conta do utilizador. Ainda oferece uma funcionalidade de partilha de ecrã, um editor de vídeo nativo e proteção nos backups.

Por Diogo Simões profile image Diogo Simões
Publicado a
Apps & Jogos