O sistema de partilha de ficheiros implementado pela Google no Android acaba de ganhar uma forma de ser utilizado também no macOS. É certo que o que temos em cima da mesa é uma solução não oficial, contudo vem abrir portas até então fechadas, e isso é o que tem de ser tido em conta.
Para tornar tal interação possível, foi criada a aplicação NearDrop, que basicamente imita a funcionalidade Nearby Share presente no Windows, portando-a para o macOS. Resultado: passa a ser exequível enviar ficheiros, sem fios, de dispositivos Android para computadores Apple.
Esta aplicação pode ser descarregada a partir daqui. Porém, há algumas limitações a considerar, o que acaba por ser normal em todas as soluções de terceiros que resolvem limitações deste género. É o preço a pagar, mas neste caso nem é demasiado alto.
O envio de ficheiros apenas acontece numa direção, ou seja, do equipamento Android para o macOS, e nunca o inverso. O Mac em questão tem de estar definido como visível para todos os que estiverem ligados à mesma rede, pois alguma mudança na visibilidade necessita de acesso aos servidores da Google, algo que não é possível mudar. A NearDrop apenas funciona através de wi-fi, logo ambos os aparelhos terão de estar conectados à mesma rede. As notificações da aplicação têm de estar ligadas no macOS, caso contrário não irá ser mostrada a notificação para aceitar a transferência de entrada.
Caberá a cada um avaliar se os benefícios superam as limitações, mas acreditamos que sim. Será este um ponto de partida para a quebra de certas barreiras existentes entre sistemas de diferentes empresas?
Deixa o teu comentário