• Home
  • Notícias
  • O poder da portabilidade elevado a um novo patamar: Chegou o novo Samsung Galaxy Z Flip5
O poder da portabilidade elevado a um novo patamar: Chegou o novo Samsung Galaxy Z Flip5
Samuel Pinto

O poder da portabilidade elevado a um novo patamar: Chegou o novo Samsung Galaxy Z Flip5

PUB

A gigante tecnológica sul-coreana acabou de oficializar o seu mais recente smartphone dobrável compacto, a saber, o Samsung Galaxy Z Flip5. As novidades deste modelo em particular foram apresentadas no evento Galaxy Unpacked, além de outros produtos da empresa. Mas o foco deste artigo vai para a 5ª geração do Z Flip, ao qual irei elencar as nuances que merecem o principal destaque.

O Galaxy Z Flip5 apresenta-se ao mundo com melhorias e incrementos bem interessantes que inevitavelmente alargam o fosso entre ele e o seu irmão mais velho, o Galaxy Z Flip4, lançado há um ano. A concorrência dos dobráveis está ao rubro com outras fabricantes a colocarem no mercado as suas apostas. O OPPO Find N2 Flip, o Vivo X Flip ou o Motorola Razr+ 2023, são apenas alguns dos exemplos que mostram que, mesmo neste nicho, o mercado dos dobráveis compactos no formato flip começa a fervilhar.

Ecrã exterior generoso

Uma das características mais notáveis dos dobráveis supracitados é a inclusão de um ecrã exterior de maiores dimensões. Nesse sentido, a Samsung decidiu apostar nessa mesma característica para o seu Galaxy Z Flip5. Deste modo, o Galaxy Z Flip5 tem embutido um ecrã externo de 3,4 polegadas, o que é uma excelente adição, quando comparado com a 4ª geração do Galaxy Z Flip.

Mas a Samsung não se ficou apenas pela mera implementação dum ecrã exterior maior por pura estética. A interação e experiência de utilização desse ecrã exterior possibilita uma maior versatilidade aos utilizadores, como responderem a mensagens, ver vídeos no YouTube ou Netflix.

Além disso, esse ecrã exterior Super AMOLED de 3,4 polegadas (720 x 748 a 60Hz) oferece a possibilidade dos utilizadores interagirem com widgets para controlarem a reprodução multimédia, tempo, calendário, chamadas, alarme, entre outros. Outras aplicações de terceiros estão otimizadas e oferecem suporte ao ecrã exterior no Galaxy Z Fold5. Assim sendo, este ecrã de 3,4 polegadas acaba por oferecer muito mais utilidade aos seus utilizadores.

Quanto ao ecrã dobrável interior, o mesmo não apresenta novidades relevantes, sendo basicamente igual ao do modelo antecessor. É um ecrã Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas, com uma resolução FHD+ de  2640 x 1080 e uma taxa de atualização variável de 120Hz. No entanto, um detalhe que não passa despercebido na 5ª geração do Z Flip tem a ver com o melhoramento da dobradiça. O aprimoramento deste componente permite o fecho do smartphone de uma forma mais compacta, com uma lacuna de apenas 2mm, ficando com um espaço entre as metades reduzido em menos 2mm que no Galaxy Z Flip4. Com o aprimoramento do mecanismo da dobradiça, o Galaxy Z Flip5 ficou mais fino.

Câmaras para as melhores selfies

No que às câmaras diz respeito, e como é natural, a Samsung melhorou-as na 5ª geração do Galaxy Z Flip. Para uma melhor experiência selfie, a Samsung embutiu uma câmara ultra grande angular de 12 MP com uma abertura de lente f/2.2, e uma câmara angular também com 12 MP com uma abertura de lente f/1.8. A câmara interior é de 1o MP com uma abertura de lente f/2.2.

Com a funcionalidade Selfie FlexCam o Galaxy Z Flip5 é o único telefone em que a experiência de usar a câmara traseira como câmaras de selfie é a mais confortável e também permite que os utilizadores percebam onde estão e como estão enquadrados na pré-visualização da fotografia. O Modo Flex foi melhorado, permitindo a captura de fotografias com o smartphone dobrado. O Galaxy Z Flip5 também oferece processamento de imagem multi-frame.

Uma das vantagens mais significativas dos smartphones dobráveis da Samsung é a possibilidade de trabalhar no modo multi-ecrã para que possas tratar de tudo o que necessitas com um só dispositivo. Se ativares o Modo flex com o telefone dobrado e na vertical, a aplicação que estiveres a usar aparecerá na parte superior do ecrã; na parte inferior aparecerá um painel com controlos adicionais para executar os comandos da aplicação na parte superior do ecrã. Toda esta envolvência no Modo flex foi melhorada quando comparada com o modelo do ano passado.

Processador potente e eficiente

Um destaque positivo no Galaxy Z Flip5 é o seu processador. Equipado com o Snapdragon 8 Gen 2 para Galaxy, o mesmo chipset que vem integrado nos Galaxy S23, este promete um desempenho de topo, sendo o chip mais poderoso do universo Android. O dispositivo vem equipado com 8 GB de memória RAM. O sistema operativo é OneUI 5.1.1 baseado no Android 13.

O Z Flip5 tem integrado armazenamento flash UFS 4.0 com velocidades muito mais rápidas de leitura/gravação e transferência de dados nos modelos de 256 GB e 512 GB.  O UFS 4.0 oferece velocidades de leitura de 4.200 MBps e velocidades de gravação de 2.800 MBps, muito mais rápidas do que as velocidades de 2.100 MBps e 1.200 MBps do UFS 3.1.

Bateria (ligeiramente) melhorada

Embora a bateria do Samsung Galaxy Z Flip5 tenha a mesma capacidade em números que a do seu antecessor (3700 mAh), na prática acaba por oferecer um pouco mais de autonomia, muito graças à eficiência energética do processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 para Galaxy.

Cores, preço e disponibilidade

Além de uma gama de acessórios incluindo a Clear Gadget Case, a Flap Eco-Leather Case, a Flipsuit Case e a Silicone Case com Ring para criar um visual mais personalizado, o Galaxy Z Flip5 está disponível nas seguintes cores:

  • Mint
  • Graphite
  • Cream
  • Lavender

Os preços da 5ª geração do Z Flip começam nos 1249,90€ (versão base com 256 GB de armazenamento) mas podem chegar até aos 1369,90€ na versão de 512 GB de armazenamento.

A pré-venda do Galaxy Z Flip5 começa hoje, dia 26 de julho, e o produto estará disponível nas lojas a partir de 11 de agosto. Uma nota interessante para os clientes que fizerem a pré-compra do Galaxy Z Flip5 é que poderão usufruir da campanha Dobro da Capacidade que permite pré-comprar o modelo de 512GB ao valor dos de 256GB.

Não há dúvida que há muita inovação a brotar deste evento Galaxy Unpacked de Julho. Além do Galaxy Z Flip5, a série Galaxy Watch6, Galaxy Tab S9 e o dobrável Z Fold5 também foram apresentados no mesmo evento. Estes novos produtos trazem recursos impressionantes e melhorias significativas, aliadas a um design elegante. Com estes lançamentos, a Samsung continua a reforçar o seu lugar na vanguarda da tecnologia e a oferecer dispositivos que certamente agradarão a consumidores por todo o mundo.

E tu, o que achaste do Samsung Galaxy Z Flip5?

Samuel Pinto profile image Samuel Pinto
Publicado a
Notícias Samsung