Tirar fotografias não é para todos e, independentemente do hardware do equipamento, é o fotógrafo quem tem a palavra final na composição da imagem. Foi a pensar nestes cenários que a Google apresentou o Assistente de Câmara. Uma funcionalidade que usa o Gemini, não só para te aconselhar no momento de fotografar, como de recriar, diante do utilizador, como ficará a cena.
Como se usa?
É com uma ligação à internet, conta Google e no topo superior da aplicação de câmara do Pixel que a magia começa. Após nos ajustarmos ao cenário e selecionarmos a opção, o Gemini irá rapidamente analisar o que vê:



Aqui importa termos o cenário fixo para que, em casos em que capturamos objetos que se movem, como animais, não exista a necessidade de estar a pedir novamente ao nosso assistente para analisar a cena. O certo é que, feito isto, serão apresentadas diversas opções ao utilizador. Como é visível na miniatura, o Assistente simula ainda os cenários nas sugestões que nos dá, o que permite ter quase que uma antevisão de como a fotografia vai ficar. Desta vez, quis escolher o Closeup do cão:





O assistente prepara então os passos que são indicados ao utilizador por meio de destaques na interface da câmara, especialmente útil quando não sabemos onde estão, ou como usar, certos modos. Aqui este pediu-me para entrar no modo Retrato para depois, ao usar zoom, enquadrar a imagem.

O resultado? Uma bela imagem rica em texturas, cor e contraste do meu patudo, o Pegasus. Não era o que se queria? Podemos sempre voltar atrás e tentar novamente ou até para o caso de não percebermos algum dos passos.
Ainda a destacar desta funcionalidade é a interface da mesma, já que durante todo o processo temos acesso a uma miniatura, gerada inteiramente por IA após detecção da cena inicial, para nos lembrarmos do objetivo principal da composição.
Não é revolucionário, mas...
Nem sempre as funcionalidades de IA são úteis no dia a dia, mas aqui a Google, com o seu Gemini no Pixel 10, acaba por oferecer uma funcionalidade que, não só poderá ajudar os amantes de fotografia na procura de eventual criatividade de uma cena que, à primeira vista, pode parecer aborrecida, como, e mais importante, ajudar quem não percebe destes sistemas a controlar e perceber a sua câmara. É algo fabuloso e espero mesmo que, em modelos futuros, consigamos ter acesso à funcionalidade mesmo sem acesso à internet para uma máxima utilização.