A Qualcomm acabou de anunciar o seu novo SoC topo de gama destinado ao mercado mobile Android: o Snapdragon 8 Gen 2. O foco deste novo chip assenta essencialmente na inteligência artificial, que nos tempos atuais está presente um pouco por tudo o que nos rodeia. Esta lançamento teve lugar na Snapdragon Summit, que está a ter lugar por estes dias.
À semelhança dos seus antecessores, o 8 Gen 2 é produzido no processo de fabrico de 4 nm, mas a configuração dos seus núcleos é diferente da anteriormente utilizada: enquanto o 8 Gen 1 contava com três núcleos de performace e quatro destinados a eficiência, o novo modelo inverte este quadro. Assim, este Snapdragon é constituído por um núcleo "Prime" Arm Cortex X3 que funciona a 3,2 GHz, quatro núcleos "Performance" com frequência de 2,8 GHZ e três núcleos "Efficiency" a 2 GHz. Ponto positivo é o facto de dois dos núcleos Performance suportarem aplicações de 32 e de 64 bits, assegurando assim compatibilidade e eficiência na hora de rodar apps mais antigas.
O Snapdragon 8 Gen 2 suporta um máximo de 16 GB de RAM LP-DDR5x a 4200 MHz. Todos estes números ajudam a Qualcomm a afirmar ganhos de velocidade de 35% resultantes da nova arquitetura, enquanto a eficiência energética sobe 40%, quando comparada com o modelo anterior.
A componente gráfica não ficou esquecida, pois o número de gamers mobile cresce de dia para dia. Assim, a nova GPU Adreno utilizada é 25% mais rápida e 45% mais eficiente do ponto de vista energético, e suporta funcionalidades como Ray Tracing, Vulkan 1.3 e "OLED Aging Compensation", que, como o prórpio nome indica, ajuda a combater o efeito burn-in de que sofrem alguns ecrãs OLED após muito tempo de utilização.
No que a rede diz respeito, o modem Snapdragon X70 5G permite a utilização simultânea de dois cartões, ambos com 5G, ao mesmo tempo. De relevo é também o suporte para WI-FI 7 e, noutro âmbito, áudio espacial.
Um dos maiores ganhos que o Snapdrgon 8 Gen 2 oferece recai na performance de tarefas de inteligência artificial, que aumentou 4,35 vezes. Para isso contribui o processador Hexagon, que em conjunto com um novo sistema de entrega de energia, comunica com a GPU Adreno ao dobro da velocidade. Este aumento de velocidade diminui a latência e a dependência da memória DDR nas tarefas de IA.
Para os amantes de fotografia móvel, o novo Snapdragon inclui o chamado "Cognitive ISP", que na prática efetua uma segmentação em tempo real da imagem a ser capturada, com vista à aplicação das melhores definições possíveis em cada zona, contribuindo para um resultado final melhor em todos os cenários. Ponto positivo para o suporte ao sensor fotográfico Samsung Isocell HP3 de 200 MP e ao codec AV1, que permite reprodução de vídeo até 8K a 60 fps.
Os primeiros smarthones equipados com o Snapdragon 8 Gen 2 deverão chegar ao mercado ainda este ano, mas é interessante verificar a ausência da Samsung na lista de parceiros apresentada... Quererá isto dizer que a utilização exclusiva de chips Qualcomm nos futuros Galaxy S23 não passou de um rumor sem fundamento? Teremos de aguardar para ver...
Deixa o teu comentário